Uma espécie de circo cultural. Assim pode ser definido o projeto Caravana do Patrimônio Cultural Brasileiro que desembarcou no Carajás Centro de Convenções, em Marabá, no último dia 10 de outubro, e fica até o próximo dia 24.
O Correio de Carajás convidou as irmãs, Luísa e Júlia Chaves Matos, de 8 anos e 10 anos, respectivamente, para serem nossas repórteres por um dia. Na tarde desta terça-feira, 18, elas foram conhecer e mostrar – pelas lentes do celular do portal – para os leitores e expectadores como é a aventura cultural.
As meninas ficaram encantadas com o que viram em cada espaço do “circo cultural” e se divertiram pra valer. Com humor e irreverência – peculiar da personalidade de ambas – elas entraram no clima das danças e impressionaram as equipes de repórteres adultos e do próprio projeto da Caravana Cultural.
Leia mais:Desenvolvido para percorrer cidades do interior, o projeto já passou por alguns municípios do Maranhão e do Pará, como: Pindaré-Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu, Açailândia e Bom Jesus do Tocantins – este último no Pará.
Montado em um espaço de 520 metros quadrados, o projeto permite, por meio de sete diferentes experiencias interativas e sensoriais, que o público tenha a oportunidade de conhecer o patrimônio material, imaterial, arqueológico e mundial.
O idealizador e curador da caravana, Luiz Prado, afirma que o objetivo do evento é apresentar, de forma criativa e dinâmica, a diversidade do patrimônio cultural brasileiro às pessoas, principalmente para o público infantojuvenil. “A exposição não é para você olhar quadros. É pra você experimentar. O público é convidado a dançar as danças típicas do Brasil e conhecer quais são os ofícios que fazem parte da cultura brasileira”, explica.
Dentre as aventuras culturais oferecidas na caravana, existe uma “viagem de balão” para conhecer os 16 patrimônios culturais que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) reconheceu no Brasil.
“Essa ‘viagem’ é por meio de uma projeção mapeada imersiva em 360 graus. Crianças e adultos poderão ver as cidades de cima com suas ruas e os patrimônios”, conta Prado.
Durante o passeio, também é possível experimentar, através de uma simulação, como é uma caverna, podendo ainda descobrir o conteúdo arqueológico.
Em uma das salas também é possível produzir conteúdos, como pinturas, desenhos, escritas e xilogravuras. “É incrível. Nós amamos. É muito legal!”, disseram as irmãs, Júlia e Luísa.
A Caravana do Patrimônio Cultural Brasileiro fica em Marabá até o dia 24 de outubro, com entrada gratuita. O horário de visitação vai das 8h às 18h.
(Ana Mangas)