Correio de Carajás

Irismar é a 1ª a lançar pré-candidatura à Prefeitura de Marabá

Na noite desta quarta-feira, 1º de julho, durante uma “live” em sua página no Facebook, a vereadora Irismar Melo (PL) lançou sua pré-candidatura a prefeita de Marabá. Ela se torna a primeira política a tomar a iniciativa, justamente em um momento em que a pandemia do novo coronavírus parece ter arrefecido na cidade e, coincidentemente, na data em que a Câmara dos Deputados aprovou a mudança das eleições municipais de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus. As novas datas são: 1º turno em 15 de novembro e 2º turno em 29 de novembro — o calendário original previa o primeiro turno das eleições em 4 de outubro e o segundo turno, em 25 de outubro.

Na live, não apenas Irismar lançou sua pré-candidatura, mas também 24 pessoas da comunidade que têm intenção, dentro do PL, de disputar uma das 21 vagas para vereador de Marabá. Coube à jornalista Fabiane Barbosa fazer e a apresentação do programa, realizando uma espécie de interação entre a candidata e o internauta, que enviaram questionamentos, mensagens de apoio e, rolando a barra dos que assistiram à live, houve também “espiões”, aquelas pessoas ligadas a grupos políticos adversários que foram dar uma espiada nas propostas da pré-candidata.

Aliás, por falar em pré-candidata, Marabá nunca teve uma mulher eleita prefeita. A única que chegou perto foi Adelina Braglia, eleita na década de 1980 como vice de Hamilton Bezerra. Então, o desafio de Irismar se torna maior ainda, já que está em um cenário em que o atual gestor, Tião Miranda, mantém-se na liderança da preferência popular nas avaliações feitas pela Internet e até em pesquisas de consumo interno contratadas por partidos políticos.

Leia mais:

Ao ser apresentada na live, Irismar Melo aparece em um cenário montado, possivelmente na sala de sua residência, onde há um back drop de campanha com seu nome, um quadro com foto do esposo Wanderley Melo e dos filhos: Miguel Vitor e Gabriel Vitor. Além disso, um exemplar da Bíblia e outro do Vade Mecum – espécie de Bíblia dos advogados, já que ela está se formando em Direito.

Ao dar boa noite aos internautas, Irismar diz, de chofre, que quer apresentar um projeto político para Marabá. Lembra que tem 24 anos de vida pública e três mandatos como vereadora. Fez uma breve autobiografia, mostrando que é formada em Pedagogia, tem mestrado em educação e formação em Direito, como já citado acima. “Como mulher, que cuida do trabalho e de casa, quero cuidar de você e de sua família”, arrematou.

PROJETOS

Pelo menos neste primeiro momento, Irismar não atacou nenhum possível candidato – nem mesmo o prefeito atual, Tião Miranda. Entre as propostas que apresentou, iniciou pela educação, onde tem muito conhecimento e de onde saiu para a Câmara. Disse que pretende valorizar os profissionais da educação, reconhecendo que houve grandes perdas nos últimos anos, sem recomposição salarial e nem implementação da hora atividade. Também tocou numa ferida de todas as gestões do município, que é a falta de creches em Marabá, para atender crianças de 0 a 2 anos de idade.

Na área da saúde, claro, enfatizou um antigo discurso dela, de implantação de UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento), que Marabá ganhou, mas acabou nem funcionando. “Vimos nesta pandemia, a premente necessidade e a falta que uma UPA faz para descentralizar o atendimento de saúde”, disse, defendendo, ainda, a implantação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no HMM (Hospital Municipal de Marabá).

Irismar também falou das carências da imensa zona rural do município, com especial atenção à Estrada do Rio Preto que, segundo ela, não tem protagonismo do governo municipal para garantir o asfaltamento dessa importante via de escoamento de minério, pecuária e agricultura.

Falou, ainda, em transformar a Secretaria de Agricultura em Secretaria de Produção Rural, para que atenda os pequenos produtores de forma mais democrática.

Mas não deixou de tocar na necessidade de dar suporte aos micros, pequenos, médios e grandes investidores, para que tenham condições de investir no município e alavancar empregos e fortalecer o comércio. “Estou preparada para esse desafio e quero trazer, nos próximos dias, mais debates sobre como iremos transformar Marabá numa cidade melhor”, disse a pré-candidata, que já anunciou outra transmissão ao vivo para a próxima semana.

Ao final de uma hora de programa, Irismar recebe apoio, no vídeo, do deputado federal Cristiano do Vale, além de citar Lúcio Vale, vice-governador do Estado, ambos do PL.

E como o ambiente era familiar, a transmissão encerrou com imagens dela com o esposo e filhos dentro de casa, além de um vídeo educativo que incentiva o cuidado com a saúde neste período de pandemia.

Embora a data da eleição tenha sido postergada, nos próximos dias, aguardamos lançamento de outras pré-candidaturas. É possível que alguns pretensos candidatos aguardem mais dias, dependendo do novo calendário eleitoral.