Correio de Carajás

Investigado por invasões de terra é preso com arma em Canaã

José Ilam, o “Batoré”, foi preso em flagrante por posse ilegal de arma

Policiais civis lotados na Delegacia Especializada de Combate a Crimes Agrários (DECA) prenderam o indivíduo José Ilsam Arruda de Lima, apelidado de “Batoré”, por posse ilegal de arma de fogo. A prisão, realizada neste domingo (12), ocorreu durante operação que investiga a invasão de propriedades rurais no município de Canaã dos Carajás. A missão teve apoio de policiais lotados na 10ª Regional Integrada de Segurança Pública (RISP).

Trata-se da “Operação Crystallinum”, que visou o cumprimento de seis mandados de busca e apreensão domiciliar, bem como de proibição dos investigados se aproximarem de determinadas fazendas.

Policiais da DECA com apoio da 10ª RISP aturam na operação

Segundo a Polícia Civil, tramita inquérito policial com objeto de investigar uma associação criminosa que tem como finalidade a organização de invasões de terra na região sul e sudeste do Pará. Nesse sentido, o diretor da Deca Marabá, delegado Antônio Mororó obteve autorização da Justiça para cumprir os mandados.

Leia mais:

Como consequência direta do cumprimento das medidas, houve a prisão em flagrante delito de “Batoré”, pela posse irregular de arma de fogo e munições. O flagrante foi lavrado na Delegacia de Polícia Civil de Canaã.

Uma espingarda e munições foram encontradas com o acusado

Ainda de acordo com a DECA, quando do cumprimento das buscas foram apreendidos quatro aparelhos de telefonia móvel considerados indispensáveis ao prosseguimento das investigações.

O grupo investigado foi responsável pela invasão de 150 pessoas na Fazenda São Luís, em Canaã, bem como de uma tentativa de invasão na mesma propriedade orquestrada para o domingo (12) e haveria outra nesta segunda, mas a polícia agiu antes. (Chagas Filho)