Correio de Carajás

INUSITADO: Com recorde de mortes, prefeito de Bom Jesus decreta dia de jejum e oração

Decreto estabelece dia 21 de março para que população ore e jejue para frear o avanço da pandemia / Foto: reprodução
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Diante de uma situação considerada desesperadora na saúde pública do município de Bom Jesus do Tocantins, a 66 km de Marabá, com sete óbitos nos últimos 30 dias, o prefeito João Cunha Rocha resolveu apelar à fé dos moradores da cidade. Por meio de decreto, ele estabeleceu que neste domingo (21), será dia de jejum e oração, recomendando à toda população que se dedique a essas atividades religiosas para que Deus tenha misericórdia da população.

O decreto ainda diz que a ação se deve à pandemia mundial causada pelo novo coronavírus, “que se encontra adoecendo e matando pessoas em nosso município, no nosso país e milhares de pessoas no mundo”.

O decreto justifica a recomendação devido ao número alarmante de vítimas da covid-19

O município de Bom Jesus contabiliza 14 óbitos desde que o primeiro caso ocorreu, no primeiro semestre do ano passado. Todavia, cindo deles ocorreram em 2020 e nove nos dois meses e meio de 2021, o que acendeu o sinal vermelho e levou a gestão municipal a desencadear uma série de medidas mais enérgicas.

Leia mais:

Essa quantidade de mortes por covid-19 é bastante expressiva, se considerado que Bom Jesus tem apenas 17.118 habitantes, segundo o IBGE. São João do Araguaia, que deu origem a Bom Jesus, por exemplo, tem população de 14.051 e 7 óbitos registrados até agora.

Dias antes do decreto inusitado, quando viu o número de casos de covid-19 subir, assim como os óbitos, o gestor municipal e seu secretário de saúde Marcelo Oliveira subiram em trio elétrico e percorreram a cidade, de rua em rua, alertando, clamando pelo uso de máscaras e que as pessoas tomem mais cuidados para evitar que os hospitais se encham e mais pessoas morram.

Prefeito subiu em um carro de som e percorreu a cidade apelando por ajuda da população / Foto: Screenshot

“Usem as máscaras. É um apelo que faço a vocês. Não é pedir demais. Me ajude a salvar a vida das pessoas. Eu sozinho não consigo. Vocês estão levando a doença para os seus pais, me ajudem! Eu não quero ver ninguém mais chorando nessa cidade, todos nós podemos combater essa doença! Estamos cansados de pedir isso. É um ano pedindo para que usem as máscaras. Todo dia no nosso hospital chegam pessoas doentes. Tem gente gastando dinheiro com bobagem e não consegue gastar com uma máscara. Eu não vou conseguir sozinho se vocês não me ajudarem”.

Por outro lado, algumas pessoas que enviaram cópia do decreto do prefeito à Reportagem do CORREIO, lembraram que, pela Constituição, o Estado é laico e não deveria incorporar elementos religiosos com as ações oficiais.

Segundo o boletim epidemiológico mais recente disponível no site da prefeitura – do dia 17 de março – Bom Jesus está com 522 casos confirmados de covid-19, tendo sido recuperados 484 casos. Até agora, 14 pessoas morreram por conta da doença.

Há oito pacientes internados no Hospital e Maternidade Popular de Bom Jesus, dois na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Marabá (HMM), nove em tratamento domiciliar, três na UTI do Hospital Regional do Sudeste do Pará em Marabá, e mais três em UTIs: Belém, Parauapebas e Tucuruí. (Zeus Bandeira e Ulisses Pompeu)

Comentários

Mais

Preço que o governo pagou por vacina indiana Covaxin foi 1000% mais alto

Preço que o governo pagou por vacina indiana Covaxin foi 1000% mais alto

Documentos do Ministério das Relações Exteriores mostram que o governo comprou a vacina indiana Covaxin por um preço 1.000% maior…
Exposição on-line apresenta obras produzidas por artistas de Parauapebas

Exposição on-line apresenta obras produzidas por artistas de Parauapebas

Já está disponível na página do Movimenta Pebas, a exposição virtual das três obras produzidas no programa de residência artística…
Estudos fraudados não deslegitimam artigos que comprovam ineficácia da cloroquina contra a covid-19

Estudos fraudados não deslegitimam artigos que comprovam ineficácia da cloroquina contra a covid-19

INVESTIGADO POR:  VERIFICADO POR:    Médico norte-americano apresenta evidências enganosas ao sugerir conspiração da ciência contra cloroquina. Texto publicado em…
Mutirão, em Marabá, vacina mais de 10 mil pessoas acima dos 45 anos

Mutirão, em Marabá, vacina mais de 10 mil pessoas acima dos 45 anos

A partir desta segunda-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) retomou a vacinação contra a covid-19 para quem está…
É falso que senadores republicanos tenham descoberto origem da covid-19

É falso que senadores republicanos tenham descoberto origem da covid-19

INVESTIGADO POR:  VERIFICADO POR:  Conteúdo verificado: Texto publicado em site na internet segundo o qual senadores republicanos revelaram que já…
Temperatura sobe e agita o verão de Parauapebas

Temperatura sobe e agita o verão de Parauapebas

Junho chegou e com ele a onda de calor mais forte do ano na região amazônica. As temperaturas podem superar…