Correio de Carajás

Interrupção de trem da Vale gera repercussão negativa entre passageiros

Foto/Reprodução

A decisão da Vale de não circular com o trem de passageiros da Estrada de Ferro Carajás (EFC) nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26, gerou uma série de reações negativas nas redes sociais. O trem, que normalmente sai de São Luís, no Maranhão, com destino a Parauapebas, passando por Marabá, às segundas, quintas e sábados, teve sua operação suspensa devido a um protesto de duas comunidades da Terra Indígena Mãe Maria, que bloquearam a ferrovia.

A Reportagem do Correio de Carajás recebeu a informação do fechamento da ferrovia por volta das 6h da manhã. O setor de imprensa da Vale só confirmou a suspensão do serviço às 10h30, após a negociação com os indígenas e a liberação da estrada de ferro.

Nas redes sociais, passageiros expressaram indignação pela falta de comunicação e assistência por parte da empresa. Confira os comentários na íntegra:

Leia mais:

Lanne Cardoso – @lanne.cardosoo

“Um absurdo o que fizeram, fechei a conta do hotel hoje às 6:00 horas da manhã na esperança de embarque, e me deparo com estação ferroviária parada, porque não mandaram um comunicado um aviso, fui pra rodoviária tentar uma passagem e só encontrei para 19:30 da noite, tendo que passar o dia todo com uma criança de 1 ano na rodoviária, isso é revoltante, desgastante, lembrando que as passagens foram compradas com antecedência desde o início de junho até agora ninguém nos procurou para dar uma assistência, meu filho teve que dormir no chão.”

 

Maria Cardoso de Jesus – @liacardoso_ofc

“Que situação difícil que nós passamos! Complicado isso. Não tivemos nenhuma assistência, não nos deixaram entrar na estação, deram a informação lá fora mesmo, que não íamos embarcar. Tivemos que correr para a rodoviária comprar passagens para cidades próximas. Enfrentamos uma espera do dia todo na rodoviária e só vamos sair no final do dia. E tem mais, somos muitos, uma família grande… 12 pessoas entre crianças e adultos, contando com um bebê de colo e uma criança autista. Um descaso total da empresa.”

 

VALCY SANTOS – @valcy800

“Boa tarde! Venho aqui informar sobre uma situação que eu e minha família e os demais passageiros passamos em São Luis do Maranhão. Compramos passagens de ida e volta de São Pedro da Água Branca para São Luis do Maranhão, e hoje seria o retorno para São Pedro. Quando chegamos na entrada da estação, fomos informados por uma funcionária da Vale sobre o ocorrido na ferrovia, que não ia haver mais a viagem, e que ia só ter vaga no mês de agosto sendo que tínhamos passagens compradas para o retorno. Saímos da entrada da ferrovia às pressas em direção a uma rodoviária de ônibus para conseguir passagens para o nosso retorno, conseguimos apenas às 19:30. Passamos todo esse período com a família e crianças de colo. Queremos uma providência.”

 

Eliane De Jesus – @dejesussilvaeliane547

“Boa tarde! Eu e minha família passamos por grande frustração com o trem de passageiros da Vale. Vim com minha família de trem de Bom Jesus do Tocantins-PA para São Luís. Passagens foram compradas de ida e volta desde maio. Hoje, 25 de julho, seria o dia do retorno. Fomos informados na entrada da estação ferroviária de Anjo da Guarda do bloqueio indígena da ferrovia, que as viagens foram canceladas e poderíamos remarcar apenas para 20 de agosto. Quero deixar registrado minha indignação pelo descaso da empresa Vale, não nos permitiu nem entrar na estação para obter mais esclarecimentos. A nossa única opção foi tentar conseguir passagem de ônibus, só conseguimos para às 19 horas, sendo obrigados a passar o dia inteiro com crianças na rodoviária.”

Rosemary Cardoso – @rosemarycardoso37

“Boa tarde! Assim como inúmeros passageiros que há 45 dias tinham suas passagens compradas, simplesmente fomos recebidos por dois funcionários da Vale no portão de embarque somente com essa triste informação, sem nenhuma assistência a mais. Os passageiros tiveram de procurar outros meios de transporte, onde vários se encontram na rodoviária de São Luís, com crianças, pessoas com deficiência. Simplesmente um absurdo. Onde ligamos, entramos no site da Vale e só escutamos que o reembolso será feito. Não ligam para as pessoas e os gastos extras que todos estão tendo com o retorno para suas casas e ainda esperando ônibus na rodoviária de São Luís.”

A reportagem entrou em contato com a Vale para saber a empresa se posicionaria sobre os comentários dos internautas mas até a publicação desta matéria não havia se pronunciado.

(Thays Araujo)