Correio de Carajás

Internos do Ciam fogem durante recreação externa

Parauapebas: Adolescente que confessou morte ficará internado por até três anos

Uma manhã de recreação em um clube de Marabá resultou na fuga de quatro adolescentes que cumpriam medida socioeducativa no Centro de Internação do Adolescente Masculino (Ciam), em Marabá.

O caso foi registrado na manhã de hoje, quarta-feira (19), na 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, pelo psicólogo que atua no centro e que acompanhava os adolescentes junto com mais dois monitores.

Segundo o relato, a fuga ocorreu na manhã de hoje, por volta das 8h35, pela Rodovia Transamazônica em direção ao bairro Quilômetro Seis.

Leia mais:

O grupo de adolescentes foi levado ao local para atividades ao ar livre quando os quatro decidiram fugir. Conforme o autor do boletim de ocorrência, os monitores viram a fuga, mas não puderam agir porque os adolescentes que estão em medida socioeducativa, quando tentam fugir, não podem ser contidos, tampouco podem ser utilizadas algemas neles.

O Portal Correio de Carajás procurou a assessoria de comunicação da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) que enviou nota à Redação. Segue, na íntegra:

“Na manhã de hoje (19), por volta de 8h30, cinco adolescentes, custodiados no Centro de Internação Centro de Internação de Adolescente Masculino (CIAM), em Marabá, foram conduzidos por dois monitores e dois psicólogos para uma atividade recreativa, na sede social dos funcionários de um banco público, localizada às margens da BR-230, próximo ao km 6.

Antes de passar pelos portões do clube, quatro adolescentes ao sair do carro, correram e conseguiram fugir do local. Os monitores registraram um boletim de ocorrência na 21ª Seccional de Polícia Civil de Marabá e todos os procedimentos legais conforme preconiza o Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase) já foram tomados pela equipe do centro. Até o momento, dos quatro que abandonaram a medida, dois adolescentes já se encontram no centro e retornaram para o cumprimento da medida socioeducativa”. (Luciana Marschall)

Editado às 18h20 do dia 19/06 para acréscimo do posicionamento da Fasepa.