O grupo de dança do Instituto Samurai-Zen, iniciativa de Parauapebas, participou do XXVIII Festival Internacional de Dança da Amazônia (Fida) em Belém entre os dias 21 e 23 de outubro, obtendo premiações no ballet infanto-juvenil e adulto, individual e conjunto. A delegação do instituto que representou Parauapebas no evento voltou para casa com quatro medalhas na bagagem.
A Samurai-Zen recebeu apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP) e outros órgãos públicos do município, recebendo o Portal Correio de Carajás, nesta quinta (28), para apresentar a premiação e as dançarinas premiadas no evento.
Em entrevista ao Portal, Edivane Ferreira, coordenadora do instituto, declarou que a premiação condecora uma busca do projeto voltada para a dança e a cultura em Parauapebas. Ela agradeceu ao COMDCAP e à administração pública, responsáveis pelo ônibus que levou as bailarinas até o Theatro da Paz, na capital paraense, onde o festival aconteceu.
Leia mais:“O ballet é um mundo novo para mim, para elas e para a entidade. É muito novo para nós representar dessa forma o município, então iniciar assim, para nós, foi muito bom”, celebrou Edivane, dizendo que o foco agora é continuar trabalhando com o ballet após um período em que as bailarinas ficaram “presas” em casa, se referindo à quarentena do coronavírus.
Iran Lima é professor de ballet pelo Instituto Samurai-Z en, Instituto Ágape e Parauapebas em Dança, e participou da delegação que esteve na edição 2021 do Fida. Ele conta que não apenas foram levados alunos do instituto para a competição, mas também para prestigiar o evento, que contou com workshops, capacitações e muitos eventos voltados para o ensino e aprendizado da dança e do ballet.
Segundo Iran, as premiações foram um 1º lugar no Ballet Contemporâneo Adulto Solo, dois 2ª lugares no Ballet Contemporâneo Adulto e Infanto-Juvenil e Conjunto e um 3º lugar no Ballet Contemporâneo Infanto-Juvenil Solo. Camila da Silva Moreira, de 14 anos, exibiu com orgulho suas duas medalhas, conquistadas no Solo e no Conjunto.
Aldo Lima, presidente do COMDCAP, também esteve presente e não deixou de exaltar a iniciativa do Instituto Samurai-Zen. “Cada vez que uma criança é condecorada, não só na área do esporte, mas também da arte, do lazer ou da cultura, ela se insere num mundo novo e se torna imensurável o impacto que isso tem na vida dela. Nesse sentido, o Conselho não mede esforços para auxiliar a criança a entrar nesses meios” diz Aldo, feliz com o resultado do apoio.
“Só temos a agradecer aos pais e aos institutos que participaram da delegação por estarem dando um caminho à essas crianças”, disse o presidente do COMDCAP, também celebrando o resultado de Parauapebas como cidade no XXVIII Fida, um festival de grande proeminência e que coloca a Capital do Minério em evidência de forma positiva. (Juliano Corrêa – com informações de Ronaldo Modesto)