O Instituto Miguel Chamon iniciou no último fim de semana as ações de saúde nos bairros de Curionópolis. O primeiro bairro contemplado foi o Panorama.
As ações são realizadas em unidades móveis, com consultório odontológico, de oftalmologia, clínica geral e exames de ultrassom. De segunda a quinta-feira, o atendimento à população é realizado na sede do instituto e, aos fins de semana, nas unidades móveis, que vão percorrer todos os bairros da cidade e vilas da zona rural de Curionópolis.
O instituto, criado em 2003, foi reinaugurado no dia 14 deste mês e promove atendimento médico, odontológico e exames de ultrassom de forma gratuita à população. Também são distribuídos de graça os óculos para quem precisa usar.
Leia mais:A reabertura do instituto trouxe um alento à comunidade, que vem sofrendo com a deficiência do setor de saúde do município. Muitos moradores vêm recorrendo aos municípios vizinhos, como Parauapebas e Eldorado do Carajás, para conseguir o atendimento básico de saúde.
A presidente do Instituto Miguel Chamon, Mariana Chamon, acompanha de perto as ações na sede e nas unidades móveis. Ela observa que a população anda sofrida e precisa ser tratada com toda dignidade.
“Aqui elas são bem recebidas e todas são tratadas com o devido respeito que merecem”, ressalta Mariana, que esteve à frente na busca de parceria com o governo do Estado, para que o instituto, criado pelo marido dela, Wenderson Chamon, o Chamonzinho, quando era vereador, reabrisse.
O instituto ficou parado no período em que Chamonzinho foi prefeito da cidade. A antiga sede do instituto foi transformada em um posto de saúde, que leva o mesmo nome, uma homenagem ao avô de Chamonzinho.
No entanto, diante do caos na saúde do município, Mariana, que é muito querida na cidade e tem um carinho enorme pela comunidade de Curionópolis, decidiu reabrir o instituto e buscou parceria com o Governo do Estado. O governador Helder Barbalho abraçou a causa e o instituto foi reaberto.
Nos dois dias de atendimento no Bairro Panorama, sexta e sábado, mais de 400 pessoas foram atendidas. Felizes em ter atendimento de qualidade e no bairro onde moram, os moradores agradeceram à iniciativa de Mariana e Chamonzinho. A dona de casa Elisângela da Silva não escondia a felicidade de ter conseguido atendimento médico e de forma digna.
Luciana Maria Pereira e Francisca Coelho também fizeram questão de expressar sua gratidão, pela ação do Instituto Miguel Chamon no Bairro onde moram. “A gente, para consegui fazer um exame de ultrassom, tinha que ir para Eldorado, Marabá ou Parauapebas. Agradeço à Mariana e ao Chamonzinho por estar nos proporcionando esse benefício”, disse Luciana. (Tina Santos)