Correio de Carajás

Instituto Miguel Chamon leva saúde e esperança a Morada Nova

Com duas unidades móveis de alta tecnologia, 600 moradores vão ser contemplados só no 1º dia/ Fotos: Evangelista Rocha

No primeiro dia de atendimento do Instituto Miguel Chamon no Núcleo Morada Nova, em Marabá, nesta terça-feira (1º), a população está sendo contemplada com uma chuva de exames e consultas 100% gratuitas. Através da impressionante marca de 600 senhas distribuídas, o Instituto mostra sua dedicação para com o povo, levando atendimento médico de qualidade e sem custo algum para a primeira de muitas comunidades que serão agraciadas.

Os exames oftalmológicos são os mais esperados pela população

Desde a noite de ontem, segunda (31), a equipe se mobilizou para preparar as 12 tendas montadas em frente ao ginásio Erlon Carlos da Silva, com cadeiras de sobra para as filas que se criaram nesta manhã. O cuidado para com a população se estende, também, à comodidade neste momento de acolhimento.

Com uma eficiência surpreendente, as duas unidades móveis de saúde dispõem de espaço e alta tecnologia para comportar tudo que é oferecido. Os exames oftalmológicos, que inicialmente contavam com 250 senhas, tiveram sua disponibilidade aumentada para 300 devido à grande demanda e à urgência em atender os que necessitavam do serviço.

Leia mais:

Além dos exames de vista, pelo qual o Instituto é amplamente conhecido e parabenizado, também é oferecido atendimento com clínico geral, dentista e ultrassonografia, todos realizados com impressionante celeridade e organização.

Óculos de vários modelos são disponibilizados para que os pacientes escolham o que preferirem

O Núcleo Morada Nova, infelizmente, convive cotidianamente com a precariedade na área da saúde. Muitos moradores precisam se deslocar até núcleos distantes em Marabá para buscar atendimento e, em algumas situações, recorrem a serviços particulares pela falta de opções na região. O Instituto Miguel Chamon chega trazendo esperança para a comunidade, permitindo que as pessoas recebam o atendimento necessário sem precisar se preocupar com despesas.

As entrevistas realizadas por este CORREIO durante o atendimento nesta primeira fase destacam o alívio e a gratidão daqueles que foram contemplados pelos serviços da equipe. Kemily Sousa, uma jovem de 15 anos, relatou que esperava há mais de dois meses por um ultrassom abdominal, e a oportunidade oferecida pelo Instituto foi a chance de cuidar de sua saúde com agilidade, algo que não estava conseguindo pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O sorriso da jovem Kemily não escondeu sua felicidade com o momento

Outro beneficiado foi Nilton Albuquerque, de 48 anos, que veio para realizar um exame de vista com a expectativa de sair com óculos novos. Ele compartilhou o momento com a esposa, que também recebeu atendimento oftalmológico. Conforme Nilton e a família, essa foi a primeira vez que foram contemplados pelos serviços do Instituto e estão impressionados: “Muito organizado”, conta.

O momento foi de alegria e gratidão em família para Nilton

Tauane Silva Aguiar, que está curtindo sua primeira gestação, teve a oportunidade comovente de escutar os batimentos cardíacos, pela primeira vez, do bebê que espera e descobrir que será mãe de uma menina, a quem dará o nome de Isis Lauane.

A mamãe Tauane assistindo o vídeo que fez dos batimentos cardíacos de Isis Lauane

Emocionada, a jovem de 17 anos ressaltou à reportagem o seu reconhecimento pela oportunidade proporcionada pelo Instituto: “É um momento que ficará marcado para sempre”, diz, segurando nas mãos o celular e mostrando para a vó de primeira viagem o vídeo que fez do som do coração da nova integrante da família.

Os oportunizados são de todas as idades. Floriano Lima de Souza, com 68 anos, se disse empolgado com a possibilidade de obter um novo par de óculos. Ele e sua família compareceram ao atendimento pela segunda vez consecutiva e se mostraram satisfeitos com a agilidade e a qualidade do serviço oferecido pela equipe: “A gente vem e traz todo mundo”.

Floriano elogiou a organização

Samyr Sousa, designer de 28 anos que estava buscando atendimento com o dentista, teve sua limpeza feita com rapidez e eficiência. Ele ressaltou que o atendimento foi excelente e agradeceu a oportunidade de receber os cuidados dentários.

Fazendo joinha com a mão, Samyr descontraiu no momento do atendimento

Outro beneficiado foi o pequeno e carismático Gabriel Sousa Dias, de apenas 11 anos, acompanhado por sua mãe, Anisa Sousa Mares. A família não tinha condições financeiras de arcar com as despesas de uma consulta dentária e o atendimento do Instituto foi uma bênção para eles. Anisa expressou seu agradecimento por ter a oportunidade de cuidar do sorriso do filho.

A alegria do pequeno Gabriel perante a oportunidade foi contagiante

1000 ATENDIMENTOS

A presidente do Instituto Miguel Chamon, Amanda Kelvia Cavalcante, enfatizou a previsão de atender mais de 1000 pessoas em dois dias em Morada Nova. Ela destacou os serviços oferecidos e salientou que as unidades móveis estenderão sua atuação para outras localidades, como o Residencial Tiradentes, entre o núcleo Morada Nova e São Félix, na próxima quinta-feira (3).

Amanda reforçou o compromisso do deputado Chamonzinho para com o povo

A iniciativa da equipe mostra que com dedicação é possível fazer a diferença na vida das pessoas. O apoio dos 30 voluntários e contratados que o grupo dispõe, somado ao compromisso do deputado Chamonzinho para com o povo, tem possibilitado o atendimento de qualidade e gratuito a milhares de pessoas, proporcionando-lhes saúde e cuidado. (Thays Araujo)