Moradores dos complexos São Félix, Morada Nova e bairro Nossa Senhora Aparecida, que foram atendidos pelas carretas-consultório e profissionais médicos do Instituto Miguel Chamon receberam ne sábado e domingo (28) os óculos completos a custo zero. Todos os beneficiados foram atendidos por oftalmologista e estavam com as devidas receitas. Solenidades pela manhã e agora à tarde marcaram a entrega dos óculos, nas armações escolhidas pelos beneficiários. Tudo em clima de muita emoção, com relatos de pessoas que estavam há até 5 anos sem poder enxergar direito por falta de condição financeira para comprar seus óculos ou mesmo para pagar consulta.
Em cada um desses locais, a solenidade se deu em clima de muita descontração e felicidade das pessoas presentes pela perspectiva de mudança de vida, com a qualidade proporcionada pelos óculos. Presente, o grande entusiasta e mantenedor do instituto, o deputado estadual Chamonzinho; o pai dele, João Chamon, secretário regional do Governo do Pará e os vereadores Cristina Mutran, Frank do Jardim União e Ronaldo da 33, todos eles parceiros da ação.
Emocionado, Chamonzinho rememorou o início do instituto, quando ele ainda era vereador, sempre com o intuito de fazer diferença na vida da camada mais necessitada da população. “Estou contando um pouco desta história para vocês para que saibam que na minha opinião, ao entrarmos para a vida pública nós temos uma missão que é cuidar das pessoas, fundamentalmente. Cuidar de quem mais precisa”, falou. Lembrou, ainda, que todos os atendimentos foram de qualidade, humanizados, com o respeito e cuidado que as pessoas mereciam.
Leia mais:Em Marabá, a ação de atendimento em saúde passou pelos bairros: Morada Nova, São Félix, Fanta e Coca Cola, Folha 16, Folha 33, Marabá Pioneira, Amapá, Belo Horizonte, Liberdade, Jardim União, recebendo a população dos bairros circunvizinhos. As entregas de óculos seguirão esta mesma ordem. As próximas solenidades, locais e datas serão amplamente divulgadas, assim que os óculos ficarem prontos.
FELICIDADE
Os depoimentos nos locais de entrega dos óculos eram os mais emocionados. Relatos de pessoas que estavam até 5 anos sem enxergar, por não terem condição financeira de bancar uma consulta ou de comprar óculos, item que tem custo médio de R$ 1000.
Helenilson Ferreira Rodrigues, morador do São Félix Pioneiro, foi um dos primeiros a receber seus óculos novos, das mãos do deputado Chamonzinho. Ele estava há dois anos necessitando de óculos novos. “Agora é vida nova. Voltei a enxergar direito. Agradeço a todos do instituto e ao deputado Chamonzinho”.
Elisângela Guimarães, moradora do Km 7, desempregada, pediu o microfone espontaneamente no local da entrega na Coca-Cola e disse aos seus vizinhos que estava desconfiada de que pudesse se tratar de um atendimento de “faz de conta”, mas que estava comprovado que a intenção era boa. Segundo ela, o sentimento é de gratidão pelo que foi feito pela comunidade e pediu que Chamonzinho não deixe de promover tais ações, pois fazem muita diferença na vida das pessoas.
Betânia Maia foi outra que veio da zona rural atrás do atendimento, teve a sua consulta oftalmológica e estava voltando a enxergar direito após 5 anos. “Só tenho a agradecer pelo que nos foi oferecido, desse atendimento e esses óculos que ganhei, vou enxergar agulha e voltar a consertar uma roupa. Obrigado ao deputado e a equipe aqui envolvida”, agradeceu.
E o que dizer do senhor Raimundo Rodrigues de Sousa, outro que estava há dois anos sem enxergar à distância. Ele recebeu os óculos, com a armação que havia escolhido e já colocou no rosto para experimentar a nova experiência, ali no Bairro Nossa Senhora Aparecida. “Muita coisa a gente deixa de viver por não conseguir ver o que está na nossa frente. A vida é um perigo para quem não enxerga bem. Hoje muda tudo pra mim. Já vejo o que tem escrito ali na esquina”, comentou.
INSTITUTO MIGUEL CHAMON
O Instituto Miguel Chamon é uma iniciativa do deputado Chamonzinho, quando ele ainda era vereador em Curionópolis, em 2003. A entidade, que leva o nome do avô do parlamentar, inicialmente oferecia serviços de capacitação profissional e assistência em saúde. Chegou a formar 1.200 jovens em cursos de informática.
Entre 2008 e 2016, o Instituto esteve sob a gestão do município. O parlamentar, que era o prefeito na época, transformou a entidade em um posto de saúde.
Em 2019, a entidade inaugurou nova sede naquela cidade, na Rua das Palmeiras, e passou a contar com convênio com o Governo do Pará para o atendimento itinerante que hoje é realizado em larga escala.
A ação tem apoio institucional do Grupo Correio de Comunicação. (Da Redação)
Saiba mais
As solenidades de entrega serão realizadas nos mesmos bairros onde ocorreu o atendimento médico. As datas e locais serão divulgados em breve, tão logo fique pronta a nova leva de óculos.