Correio de Carajás

Instituto Miguel Chamon entrega mais de 1.200 óculos em um único dia

População da Velha Marabá e Folha 33 foi a contemplada desta quinta-feira, 21

Sônia recebeu seus óculos diretamente das mãos de Chamonzinho, sendo abraçada também por Amanda Cavalcante (esq.), presidente do Instituto e por Cristina Mutran, vereadora de Marabá - Foto: Evangelista Rocha

Levando saúde por toda a Marabá, o Instituto Miguel Chamon retomou nesta quinta-feira, 21, as entregas de óculos de grau para a população marabaense. Pela manhã, a primeira parada foi na Avenida Getúlio Vargas, em frente ao Museu Municipal Francisco Coelho – antiga prédio da Câmara de Vereadores na Marabá Pioneira – lugar emblemático para a cidade. A tarde, a equipe do Instituto foi até a Praça da Folha 33, na Nova Marabá, para que a população pudesse receber seus óculos.

Ao todo, mais de 1.200 óculos de grau foram entregues em um único dia. O benefício, acompanhado pelo deputado estadual Chamonzinho – o mais votado do Pará nas eleições de 2022 – foi levado pelo Instituto, que tem levado à população algo que ela tanto necessita: serviço de saúde.

A fala de Chamonzinho motivou salvas de palmas dos presentes e ao final do evento, diversos admiradores foram até o deputado para garantir uma foto ao seu lado
– Foto: Evangelista Rocha

“A gente fica muito feliz de ver o Instituto Miguel Chamon, que tem o nome do meu avô e que eu fundei quando ainda era vereador de Curionópolis, fazer essas ações tão importantes aqui em Marabá e em várias outras cidades do Pará. Fico muito feliz e grato a Deus por me dar a oportunidade de poder fazer o bem e um trabalho que leve benefícios para tanta gente que precisa”.

Leia mais:

Chamonzinho destaca que este ano foi a primeira vez que as unidades móveis de saúde chegaram até a zona rural do município e, para ele, quanto mais longe o Instituto conseguir chegar, melhor. “Atendemos pessoas e elas estão em todos os lugares. Entregar esses óculos para quem precisa, seja para ler a Bíblia, estudar e para melhorar sua qualidade de vida. Uso óculos e sei da importância que tem usar. Imagina tanta gente que precisa e não tem dinheiro para pagar sequer a consulta, quanto mais para pagar os óculos. Estamos trabalhando especialmente para essas pessoas, que mais precisam”, disse o deputado.

Na Velha Marabá, quem recebeu seus óculos diretamente das mãos do deputado foi Maria Sônia Lima da Silva, que relembra uma época de grande dificuldade em sua vida, período em que ficou viúva. Muito emocionada, ela declara que Chamonzinho salvou sua vida.
“Quando eu morava em Curionópolis e perdi meu marido, eu fui até ele e pedi um emprego. Ele me deu três anos de trabalho na escola Juscelino Kubitschek e uma casa e hoje eu sou feliz”. Sônia é um exemplo – entre milhares – de alguém que não recebeu apenas os óculos durante as ações do Instituto Miguel Chamon, mas também uma oportunidade de uma grande mudança de vida.

Chamon relembrou o dia do nascimento do filho e reiterou que seu pai, Miguel Chamon, estaria orgulhoso do neto
– Foto: Evangelista Rocha

E por falar em história de vida, João Chamon, secretário regional de Governo e pai de Chamonzinho, dividiu com todos os presentes suas lembranças sobre o dia de nascimento do filho. O deputado nasceu onde hoje é o Hospital Materno Infantil, o que torna ainda mais representativa o evento realizado bem próximo de lá, na Travessa Santa Terezinha.

“A emoção aqui na Marabá Pioneira é diferente aqui do que nos outros locais e ela se junta a ação extraordinária de ajudar as pessoas”, compartilha o secretário. Seus votos são de que muito em breve as pessoas não precisem aguardar ações como essa do Instituto, mas que o poder público possa torna-las permanentes.
À tarde, durante as entregas na Folha 33, Chamonzinho, acompanhado dos vereadores Márcio do São Félix e Ronaldo da 33, este último representante da comunidade, se emocionou ao ver tantas pessoas comemorando o momento.

Isso aqui, quem faz, é só quem tem o coração bom”, disse José para o deputado Chamonzinho assim que recebeu os óculos
– Foto: Evangelista Rocha

“Isso aqui, quem faz, é só quem tem o coração bom. Pra onde quer que eu vá nesse Parazão eu vou levar o nome dele. Voltei para os meus 50 anos, to enxergando bem de novo. Já moro aqui na Folha 33 há quase 40 anos e nunca tinha recebido um presente desse. Um trabalho desse aqui não é qualquer um que faz não. Isso é muito bom pra gente”, disse José Pereira, de 72 anos, após receber das mãos de Chamonzinho e de Ronaldo da 33 seus óculos.

Desempregada, Líriam da Silva comemorou a oportunidade da consulta e de ganhar os óculos – Foto: Evangelista Rocha

Quem também recebeu seus óculos e saiu muito feliz foi Líriam da Silva, 52. Precisando dos óculos, ela conta que a consulta no Instituto Miguel Chamon veio em boa hora, já que ela está desempregada.

“As coisas estão difíceis. Isso foi um presente de Deus pra mim”, finaliza.

(Luciana Araújo e Ana Mangas)