Correio de Carajás

Instituto Miguel Chamon e Governo do Estado realizam grande Ação de Cidadania em Canaã

Instituto Miguel Chamon e Governo do Estado realizam grande Ação de Cidadania em Canaã

Mais de 6 mil pessoas foram atendidas em Canaã dos Carajás durante quatro dias da Ação Cidadania realizada pelo Instituto Miguel Chamon, em parceria com o Governo do Pará. Uma enorme estrutura foi montada no centro da cidade para oferecer serviços gratuitos à população. As ações encerraram nesta segunda-feira (4).

Durante todos os dias foram oferecidos inúmeros serviços como consultas médicas, odontológicas, exames de ultrassom, consultas oftalmológicas, com a entrega de óculos gratuitos entre outros. Os atendimentos foram realizados dentro das duas unidades móveis de saúde do Instituto Miguel Chamon.

Também foram oferecidos os serviços de emissão de documentos de identidade, segunda via das certidões de nascimento e casamento, certidões de óbito, cadastro de pessoa física (CPF), carteiras de trabalho, serviço de fotografia, além de orientações jurídicas e previdenciárias. Teve ainda serviços de estética e espaço de lazer para as crianças.

Leia mais:

A emissão da carteira de identidade, seja para criança ou adulto, foi um dos serviços mais procurados na ação. A dona de casa Regiane de Souza garantiu o documento para o filho de 3 anos de idade. “Sempre que eu viajo, né, eu levo ele. Ao invés de levar a certidão de nascimento que é muito grande eu agora vou levar a identidade que é pequenina”, destacou.

Para muitos, a ação chegou em boa hora. Na unidade móvel de saúde, o atendimento oftalmológico foi um dos mais procurados pela população. O agricultor Daniel Souza conseguiu fazer a consulta e agora só aguarda a entrega dos óculos. “É um alívio, viu. Eu quase não tava enxergando. Não tinha condição de pagar para fazer exame da vista. E agora vou ganhar os óculos. Olha, essa ação foi a melhor coisa que aconteceu em Canaã”, disse emocionado o agricultor.

O coordenador da Ação Cidadania em Canaã, Jean Carlos Ribeiro, fez um balanço positivo da ação. Ele foi quem intermediou junto ao deputado estadual Chamonzinho para que a ação fosse feita em Canaã. “Muita gente que mora aqui em Canaã tem dificuldade para conseguir uma consulta médica ou espera meses para conseguir fazer um simples exame”, enfatizou Jean. “Por isso agradeço ao nosso deputado Chamonzinho que não mediu esforços para conseguir trazer a unidade móvel e ao governador Helder que tem garantindo cidadania para a nossa população”, concluiu.

O deputado estadual Chamonzinho esteve presente no segundo dia de ação e acompanhou de perto os atendimentos. Conversou com os moradores e foi muito aplaudido quando falou da luta dele em garantir acesso à saúde para os que mais precisam. “Quem ganha com isso é o povo de Canaã, é o povo sofrido que fica nas filas dos hospitais esperando para ser atendido. Mas aqui eles conseguiram um atendimento humanizado. Que as pessoas possam ver que é importante atender bem à população”.

O deputado também destacou o importante papel do Governo do Pará. “Quero agradecer o apoio do governador Helder que tem feito muito por nossa gente, garantindo serviços que dão dignidade à população, fazendo um governo presente”. Chamonzinho garantiu que a Ação Cidadania vai percorrer outras cidades do interior do Pará. (Dayse Gomes)