Correio de Carajás

Instituto Miguel Chamon atenderá no Residencial Tiradentes nesta segunda-feira

✏️ Atualizado em 27/07/2025 18h45

Os primeiros dois dias de atendimento do Instituto Miguel Chamon em Marabá foram um sucesso no Jardim do Éden, no final de semana, e agora o novo destino será o Residencial Tiradentes, ao longo desta segunda-feira, dia 28 de julho. O instituto permanece aqui na cidade por um mês e vai percorrer todos os cantos da cidade, levando atendimento em saúde.

A comunidade do complexo Morada Nova foi atendida nos dias 26 e 27 a partir do residencial Jardim do Éden. A ação do IMC, em parceria com o Governo do Estado, disponibiliza serviços essenciais como ultrassonografias, consultas com clínico geral, dentista e oftalmologista, além de doação de óculos de grau.

Para ter acesso aos serviços, os interessados devem comparecer ao local munidos de documento de identificação com foto, sendo o atendimento realizado por ordem de chegada.

Leia mais:

Maria José Isidoro, 53 anos, foi uma das pessoas atendidas, com consulta de vista. A família dela já havia sido beneficiada no ano passado. Desta vez foi a própria dona de casa que foi atrás do atendimento e vai receber um óculos novinho. “A gente fica feliz, pois uma consulta é cara por aí e também compra um óculos não é fácil. Eu já estava há 5 anos sem trocar o meu”, disse.

José Diomar da Conceição, 57 anos, também elogiou o atendimento para consulta de vista. “As pessoas nos tratam muito bem e fui atendido aqui em todos os setores, até passar pelo médico”, disse, após escolher uma opção de armação dos óculos, a última etapa antes de ser liberado.

Segundo Amanda Cavalcante, presidente do Instituto, a capacidade de atendimento é de 500 pessoas por dia. “É uma felicidade para nós retornarmos a Marabá e aqui vamos ficar por 32 dias, passando por vários bairros, com os nossos atendimentos. Sabemos que isso faz muita diferença na vida das pessoas”. A projeção é de que 16 mil pessoas sejam diretamente atendidas ao longo desse período.

20 anos dedicados à saúde

A criação do Instituto Miguel Chamon remonta a 2003, quando Chamonzinho atuava como vereador no município de Curionópolis, onde iniciou sua carreira política. A entidade, que leva o nome de seu avô, nasceu com a missão de suprir uma lacuna no acesso à saúde de qualidade em diversas regiões do Pará. Desde então, o IMC tem se dedicado incansavelmente a percorrer todo o estado do Pará, levando assistência médica e dignidade a milhares de paraenses.

O deputado Chamonzinho reitera seu compromisso com a causa: “É uma honra podermos cuidar da nossa gente, que muitas vezes não tem condições de acessar uma saúde de qualidade. Vamos continuar nos dedicando cada dia mais aos paraenses, levando saúde e dignidade por todo o Pará. Essa é uma das maiores alegrias e missões do nosso mandato”, afirma.

As carretas itinerantes do Instituto Miguel Chamon já percorreram diversas localidades do Pará este ano, e a expectativa é que muitas outras cidades ainda sejam contempladas.

Próximos dias

Na segunda-feira (28), as ações do instituto se concentram no Residencial Tiradentes, na rotatória da praça central, em frente ao NEI Raimunda Oliveira Rocha.

Nos dias 29 e 30, o atendimento será no São Felix II, na Rua Magalhães Barata, esquina com Alameda Tamboril, em frente à Panificadora Vytória.

No dia seguinte (31/07), a população será atendida no São Félix Pioneiro, na Rua Duque de Caxias, esquina com a Rua 1º de Maio, próximo ao Centro de Saúde Parteira Maria do Bico Doce.

Em 1º de agosto, o serviço será prestado no Residencial Magalhães (Núcleo São Félix). A estrutura do instituto ficará na Travessa Bacaba, que fica na praça do bairro.

Dia 2 de agosto, o local contemplado com os atendimentos será o Residencial Tocantins, na Avenida Piauí, esquina com Avenida Floriano Peixoto, em frente ao NEI Olavo Bilac.

A agenda completa e os endereços das próximas ações podem ser consultados no perfil oficial da entidade no Instagram. (Da Redação)

Amanda Cavalcante, presidente do Instituto: felicidade em retornar a Marabá com o atendimento médico

 

José Diomar elogia qualidade do atendimento