Ter consciência ambiental é compreender que a sobrevivência dos ecossistemas depende de ações do cotidiano dos indivíduos e esse aprendizado começa na infância. Para contribuir com essa conscientização, o Grupo Aço Cearense realizou ações para reforçar a importância de preservar o meio ambiente nos estados do Ceará, Pará e Tocantins, locais onde estão localizadas as empresas do Grupo. No total, mais de 250 pessoas foram impactadas e tiveram a oportunidade de participar de ações como palestras, passeios em contato com a natureza e concurso de redação, que premiou com um tablet o melhor texto.
NO CEARÁ
Leia mais:Os alunos da Associação Escola de Campeões e CEPEVIVE, instituições mantidas pelo Instituto Aço Cearense, foram os beneficiados em participar do concurso de redação. Com o tema “A Sustentabilidade e a Agenda ESG”, os estudantes falaram um pouco sobre como eles imaginam o meio ambiente no futuro. Para Raissa Alves, de 12 anos, participar desse concurso foi muito bom. “Fiquei nervosa na hora de escrever, aí veio uma ideia na minha mente, de fazer uma horta para ajudar o meio ambiente e também para ajudar na alimentação da escola, além de reciclar e transformar tampinhas e garrafas pet em coisas novas. Nem acreditei quando ela falou o meu nome, fiquei muito feliz por ter ganhado!”
Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer o Parque Ecopoint Fortaleza, que possui zoológico com espécies nativas, área verde, atividades recreativas com casa na árvore, playground, piscina e muito mais. Cauê Lucas Nascimento, ficou muito feliz em conhecer o local. “O Ecopoint é maravilhoso! Podemos conhecer vários bichos, desde onças pardas, jacarés e vários outros animais. Eu gostei muito!”
NO PARÁ
Em Marabá, no Pará, os adolescentes da comunidade Kolping participaram da palestra “Jornada ESG: Pilar Ambiental – Preservação Ambiental: Responsabilidade de todos!”, ministrada por Ronaldo Brito, e a ganhadora do concurso de redação foi Samili de Souza, de 16 anos. “Participei do concurso para aprender a socializar, colocar meu desempenho em prática e ver o quanto eu me desenvolvi. Ganhar o tablet vai me ajudar muito na escrita e também na leitura, porém vou usá-lo mais para pesquisas e trabalhos, tanto da escola quanto do curso que faço”, destacou.
Já o passeio foi realizado no Parque Zoobotânico, onde as crianças da FUNCAD, outra entidade atendida pelo Instituto Aço Cearense, tiveram a oportunidade de conhecer aspectos da fauna e da flora regionais.
NO TOCANTINS
Os alunos da escola municipal João Paulo Carneiro Rodrigues também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o meio ambiente assistindo palestra sobre: Biodiversidade e Prevenção aos Incêndios Florestais, tema muito importante para a região por possuir diversos tipos de vegetações. Os estudantes também participaram do concurso de redação e a vendedora foi Maria Carla de Sousa, de 12 anos. “Receber o tablet de presente vai me ajudar muito em pesquisar, me dar informações e me incentivar a ler mais. A escola foi muito importante no meu resultado do concurso, porque foi onde aprendi sobre sustentabilidade, meio ambiente, reciclagem de materiais orgânicos e não orgânicos, e muitas outras coisas. Eu conheci o Instituto Aço Cearense por suas ações e agradeço muito por ter ganhado esse prêmio!”
“A conscientização ambiental começa nas pequenas ações diárias, muitas vezes na escola ou dentro de casa, e esse aprendizado é essencial desde a infância. Ao promovermos essas atividades e ações educativas, estamos plantando sementes de responsabilidade ambiental para construir um futuro mais verde e sustentável”, afirma Luciana Rabelo, coordenadora de projetos sociais do Instituto Aço Cearense. (Ascom)