Correio de Carajás

INSS realiza ação em comemoração ao Dia da Previdência

Foto: Evangelista Rocha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Dentre esta segunda-feira (21) e a próxima quinta-feira (24), a gerência regional do INSS, sediada em Marabá e responsável por 12 agências na região sudeste, realiza ação em comemoração ao Dia da Previdência/Aposentado. Na quinta, o INSS, responsável pelo benefício de 467.947 aposentados no Estado do Pará, completa 96 anos de existência.

Segundo Lucimeire Sousa Lima, gerente-executivo do INSS em Marabá, o órgão está esclarecendo sobre aposentadoria e explicando os procedimentos para reconhecimento do direito. “É para esclarecer sobre os tipos de aposentadoria, quais os direitos do cidadão e de que forma é o acesso a essas informações”, explica.  

Conforme ela, as aposentadorias são divididas em categorias por idade, tempo de contribuição e invalidez, sendo que estas se subdividem. “Em relação à por idade, por exemplo, há o segurado urbano, rural e deficiente, sendo que a carência mínima exigida para todos é 180 meses e apenas a rural e a deficiente tem redução de cinco anos, tanto para o homem quanto para a mulher”, informa.

Leia mais:

A gerente destaca que cada caso é específico e deve ser consultado individualmente. Desde abril do ano passado, o INSS disponibiliza a aposentadoria automática através do aplicativo “Meu INSS”, onde o segurado pode realizar o pedido de aposentadoria e acompanhar informações acerca do benefício. Lucimeire lembra que não é necessário enfrentar filas nas unidades para esclarecimentos, que também podem ser feitos pelos canais remotos disponibilizados pelo INSS.

“Os canais fornecem todas as informações e, inclusive, hoje já há o processo automático da aposentadoria por idade e por tempo de contribuição. Se você implementou todas as condições já tem a opção de fazer automaticamente, pelo site ou pelo aplicativo disponível para Android e IOS”.

Em casos nos quais a presença no prédio do órgão é indispensável, Lucimeire recomenda o agendamento. “Não precisa pegar fila física. Todos nossos serviços hoje são agendáveis, pode agendar qualquer serviço e só procurar a agência na data agendada. O processo é feito pelo site, pelo aplicativo e pelo número de telefone 135”, diz. Em Marabá, o atendimento ocorre de segunda à sexta, entre 7 e 19 horas. (Luciana Marschall)

Mais

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Companhia de Trânsito de Tucuruí destrói mais de 100 kadrons

Como parte da programação do Maio Amarelo, mês dedicado à segurança no trânsito, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano…
É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

É falso tuíte afirmando que Pazuello viajou para os EUA com passaporte diplomático

Falso É falso o tuíte que afirma que o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, tenha recebido um passaporte diplomático…
EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

EUA autorizam vacina da Pfizer para faixa etária de 12 a 15 anos

A Agência de Alimentos e Medicamentos (FDA) dos Estados Unidos autorizou a vacina contra covid-19 da Pfizer e da parceira…
Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Quase 9% das mulheres sofreram alguma violência sexual, diz IBGE

Pelo menos 8,9% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de violência sexual na vida, segundo dados da Pesquisa Nacional da Saúde…
Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

Pagamentos com cartões crescem 17% no primeiro trimestre

As transações por cartões (crédito e débito) registraram um aumento de 17,3% nos valores movimentados no primeiro trimestre deste ano…
Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Cadáveres não foram violados no Cemitério da Saudade, em Marabá

Circulou nas redes sociais na manhã desta terça-feira (11) a foto de um caixão aberto, que possivelmente seria no Cemitério…