A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) publicou o edital de seleção para a primeira turma do programa de Mestrado Acadêmico em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM). As inscrições já estão abertas e vão até o dia 17 de maio. Para se inscrever, o candidato deverá acessar a plataforma SIGAA, preencher os dados e anexar a documentação exigida.
Vinculado ao Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) da Unifesspa, o programa é estruturado em duas linhas de pesquisa e vai ofertar, nessa primeira seleção, 10 vagas. São habilitados à inscrição os portadores de títulos de graduação nas grandes áreas, conforme definido pela Capes.
A seleção dos candidatos será efetuada em 3 fases: avaliação do projeto de pesquisa (eliminatório e classificatório); entrevista e prova escrita (eliminatório e classificatório); e prova de Língua Inglesa e avaliação do Curriculum Vitae (classificatório). As aulas serão ministradas na modalidade presencial, nos turnos matutino e vespertino, conforme calendário previsto pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Tecnológica (Propit), para o ano de 2019.
Leia mais:Sobre o programa
O planejamento e desenvolvimento na Amazônia implica lidar com as complexidades urbanas e regionais que compõem o mosaico territorial, social, econômico e ambiental dessa região. Nesse contexto, a proposta do mestrado acadêmico visa lidar com a problemática regional e urbana da Amazônia Oriental, tendo em vista o estágio atual de transformações decorrentes da expansão da fronteira agromineral e dos processos extrativos-industriais, responsáveis pelas pressões sobre os recursos naturais e humanos da região Norte, bem como do crescimento das atividades econômicas e intensificação do processo de urbanização, requerendo maior atenção à gestão, ao planejamento e ao desenvolvimento do regional.
O programa objetiva ainda oferecer formação de excelência e recursos humanos voltados à produção de conhecimentos sobre as dinâmicas socioeconômicas, populacionais e territoriais como elementos fundamentais para a compreensão do planejamento e desenvolvimento regional e urbano, particularmente com relação à temática dos impactos das dinâmicas territoriais na Amazônia. Mais informações podem ser obtidas em: https://ppgpam.unifesspa.edu.br
Linhas de pesquisa
O PPGMAM possui duas linhas de pesquisa: Economia, Desenvolvimento e Dinâmicas Regionais, que busca realizar pesquisas sobre a dinâmica regional na Amazônia, considerando as estruturas produtivas e os seus impactos para a economia; e Espaço, Território e Urbanização, que objetiva realizar estudos sobre os processos histórico-geográficos e econômico-sociais que levaram à urbanização do território amazônico.
Corpo docente
O Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia é coordenado pelo professor Rafael Gumiero. Integram o corpo docente permanente os professores: Ana Claúdia Duarte Cardoso, Danilo Araújo Fernandes, Giliad de Souza Silva, Harley Silva, José Otávio Magno Pires, José Julio Ferreira Lima e Maurílio de Abreu Monteiro, Rafael Gonçalves Gumiero e Sergio Moreno Redon. O corpo docente colaborador é formado pelos professores Humberto Miranda do Nascimento e Ricardo Bruno Nascimento dos Santos.
(Divulgação Unifesspa)