• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Inquérito investiga suicídio

por Redação
05/06/2018
em Polícia
Inquérito investiga suicídio

Suicídio de “Delvan”, dentro da cela, será investigado por Inquérito Policial Civil

54
Visualizações

Foi instaurado um inquérito policial civil para investigar as condições em que aconteceu o suicídio do operador de betoneira Edelvan Jardim Santana, de 34 anos, que tirou a própria vida no interior de uma das celas da 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, no último dia 31. A polícia terá 30 dias para concluir as investigações a respeito do caso.

O suicídio ocorreu poucas horas depois que Edelvan foi preso, por policiais militares, sob acusação de praticar ameaças contra a namorada, portanto ele foi autuado pela Lei nº 11.340, a famosa Lei Maria da Penha. Ele seria levado para audiência de custódia na manhã seguinte, onde poderia até ser solto para responder às acusações em liberdade.

Recolhido a uma cela em que estava sozinho, “Delvan”, como era conhecido entre as pessoas mais próximas, se matou por enforcamento utilizando a própria camiseta. Minutos antes ele teria dito a policiais e familiares que não poderia ficar preso porque tinha filhas para criar.

Atendendo a Imprensa na manhã desta segunda-feira, o delegado Vinícius Cardoso das Neves, diretor da Seccional, confirmou a abertura do inquérito para apurar as condições em que tudo aconteceu. Mas, de antemão, o policial deixou claro que o protocolo de segurança em relação ao preso foi tomado.

“Todos os procedimentos de segurança para prevenir a ocorrência da fuga ou que ele atentasse contra sua própria segurança foram tomados”, reafirma Vinícius Cardoso das Neves, acrescentando que nem mesmo o cinturão da vítima ou qualquer objeto cortante, ou lençol, estavam na cela em que a vítima ficou, segundo observa o delegado. “Os policiais prestaram socorro, mas quando se depararam ele já tinha vindo a óbito”, afirma.

Em relação à queixa de familiares de Edelvan, que disseram que a namorada da vítima estaria disposta a retirar a queixa contra ele, o delegado Vinícius Cardoso voltou a explicar, detalhadamente, que no âmbito da Polícia Civil não é possível aceitar a renúncia da queixa por parte da vítima.

Mas, por outro lado, o delegado observou que a lei permite à Polícia Judiciária arbitrar fiança, todavia a Polícia Civil tem o entendimento de não arbitrar fiança, porque pode ocorrer de o acusado pagar a fiança e voltar a incomodar a vítima logo em seguida. Portanto, todo o procedimento acaba ficando mesmo com o Poder Judiciário.

Ele ressaltou ainda que a própria Corregedoria da Polícia Civil orienta a não cobrar fiança nesses casos de violência doméstica. É uma forma – segundo a corregedoria – de o policial se precaver, para evitar a reincidência do crime.

Resta, agora, aguardar o resultado do inquérito, que é um procedimento padrão nesse tipo de situação para amparar oficialmente a Polícia Civil de uma possível responsabilização sobre o ocorrido, já que a morte aconteceu quando o detento estava sob a custódia do Estado.

(Chagas Filho)

Comentários
Tags: 21ª Seccional Urbana de Polícia CivilMarabá
Matéria anterior

DJ Felipe é executado antes de chegar em casa noturna

Próxima matéria

MPs dos caminhoneiros ganharão comissões mistas amanhã

RelacionadaMatérias

Liel Fernandes atuava na noite de Marabá como baixista em bandas que se apresentavam em bares e eventos / Foto: Redes Sociais
Destaques

Após quase 20 dias internado, músico morre no Hospital Regional em Marabá

28/01/2021
1.3k
Renilton matou por ciúmes durante show de Réveillon e está hoje sentado no banco dos réus
Polícia

Homem que matou por ciúmes no Réveillon está hoje no banco dos réus em Canaã

28/01/2021
580
Elena, a Arlequina, confessou o crime, segundo os policiais militares
Polícia

Arlequina é flagrada entregando cocaína para cliente

27/01/2021
1.2k
Próxima matéria
MPs dos caminhoneiros ganharão comissões mistas amanhã

MPs dos caminhoneiros ganharão comissões mistas amanhã

Discussion about this post

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019