Correio de Carajás

Infratores de regras do trânsito em Marabá fecham acordo de não persecução penal

Ao todo, 67 pessoas participaram da palestra e fizeram Acordo de Não Persecução Penal com o MPPA

Com o intuito de educar e, deste modo, evitar reincidências em crimes de trânsito, foi realizada na quinta-feira (12), no auditório do Ministério Público de Marabá, um evento de conscientização sobre o tema, promovido pela promotora de Justiça em exercício na 2ª PJ Criminal de Marabá, Jane Cleide Silva Souza. A atividade foi voltada a 67 infratores indiciados que foram beneficiados com o Acordo de Não Persecução Penal (ANPP).

Participaram da palestra representantes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), do Departamento Municipal de Trânsito de Marabá (DMTU), e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

A iniciativa teve como objetivo alertar os infratores sobre os riscos e consequências legais de atitudes imprudentes no trânsito, além de promover a reflexão sobre a importância de uma conduta responsável e cidadã no cotidiano viário. Durante o encontro, foram abordados temas como direção defensiva, estatísticas de acidentes de trânsito, e os impactos sociais e individuais das infrações.

Leia mais:

Estiveram presentes e palestraram o Agente Edson Dias da Silva, da PRF; os Agentes Diego Oliveira Lemos e Bruno Alessandro Vieira, do Detran; os agentes Ivan Pinheiro da Silveira Neto e Emanuel Souza da Cruz, do DMTU; e Walternice dos Santos Vieira, coordenadora do SAMU no município de Marabá.

Por meio dessa atividade os infratores beneficiados pelo ANPP têm a oportunidade de reparar suas condutas através de medidas educativas e ressocializadoras, como parte de um compromisso com a justiça e a sociedade. A realização de palestras reforça o papel do MPPA na promoção de ações preventivas e educativas, contribuindo para um trânsito mais seguro e uma convivência harmônica.

“O evento foi bem-recebido pelos participantes, que destacaram a importância de iniciativas que ampliem o conhecimento sobre as regras de trânsito e incentivem a mudança de comportamento. O MPPA reafirma seu compromisso com a construção de uma sociedade mais consciente e responsável”, avaliou a promotora de Justiça Jane Cleide Souza.