Desde a noite de ontem, segunda-feira (16), representantes de 14 aldeias da Terra Indígena Xikrin do Cateté, em Parauapebas, acampam dentro e na frente do prédio da Prefeitura Municipal exigindo melhorias para a população tradicional, principalmente a recuperação das estradas de acesso, afetadas pelas chuvas do inverno que se encerra.
Ao Correio de Carajás, eles informaram que recentemente uma indígena faleceu devido à impossibilidade de ter atendimento médico após ser picada por uma cobra venenosa. Com as más condições das estradas, foi impossível levá-la ao hospital a tempo de ser socorrida.
Leia mais:Além disso, também cobram melhorias na educação indígena, incluindo a construção de escolas e contratação de professores, e na saúde prestada à comunidade.
João Correia, chefe de gabinete do prefeito Darci Lermen, informou à reportagem que os representantes indígenas se reuniriam ao longo da manhã com secretários do município para discussão da pauta e entrega de um projeto de lei que organiza a política indigenista do município.
Na lista de reivindicações, ele incluiu haver ainda assuntos relacionados à construção de um campo de futebol e à agricultura.
Sobre as estradas, o servidor diz que alguns reparos já começaram a ser realizados e está previsto para amanhã, quarta (17), o envio de mais máquinas à região. (Luciana Marschall – com informações de Ronaldo Modesto)