Correio de Carajás

Incêndio na COP 30: ONU diz que responsabilidade agora é do governo brasileiro

Após fogo atingir estrutura da Blue Zone em Belém, internautas criticam postura da ONU; organização afirma que pavilhão foi transferido ao governo brasileiro

Comentários dos internautas após pronunciamento da ONU (@instagram/oliberal)
✏️ Atualizado em 20/11/2025 16h44

O incêndio que atingiu uma parte da estrutura da Blue Zone da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém, nesta quinta-feira (20), continua repercutindo nas redes sociais. Após o incidente, a Organização das Nações Unidas (ONU) se pronunciou afirmando que, neste momento, a responsabilidade sobre o espaço afetado deixa de ser dela e passa a ser do governo do Brasil e do estado do Pará.

Reações apontam sentimento de abandono por parte da ONUEntre os comentários mais curtidos, o sentimento é de que a organização teria adotado dois pesos e duas medidas ao se isentar da responsabilidade após o ocorrido. Uma internauta ironizou: “Quer dizer, na hora que acontece um BO, a ONU, que era a responsável pelo local, rasgou, é isso produção?”. Outro seguidor comentou: “Era Blue Zone, agora é Queimado Zone”.

As manifestações têm reforçado um debate sobre o papel e a presença da ONU durante grandes eventos internacionais em países em desenvolvimento, como o Brasil. Muitos apontam que, apesar de ser a organizadora da conferência, a entidade se esquiva quando surgem imprevistos.

Leia mais:

(O Liberal)