Uma equipe de peritos do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves (CPCRC), de Altamira, é aguardada na cidade de Anapu, no sudoeste do Pará, para iniciar o trabalho de perícia nos escombros da sede do Sindica Sindicato Dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município de Anapu. O fogo teve origem desconhecida e destruiu as instalações da entidade, na tarde de ontem (23).
A sede do sindicato, localizada à rua São Francisco, no Bairro Novo Progresso, foi destruída por um incêndio. O presidente da entidade, sindicalista João Leomar Ferreira Barros, disse à Reportagem que os três colaboradores saíram do prédio às 17h, e cerca de meia hora depois teve início o incêndio. “Cheguei aqui era 17h35 e as labaredas estavam incontroláveis, mas tentamos conter as chamas que consumiram todo o prédio”.
Leia mais:Em relação à origem do incêndio, o presidente João Leomar pretende aguardar o resultado do trabalho de investigação e perícia. “Não queremos fazer nenhum pré-julgamento sobre o que teria causado essa tragédia. Vamos aguardar os resultados da investigação”.
Sobre os prejuízos causados, além da estrutura física do prédio, João informou que é incalculável. “Toda documentação histórica do sindicato, documentos dos associados desde a fundação do sindicato em 1996 foram destruídas pelo fogo. Também perdemos computadores, equipamentos eletrônicos. Na verdade perdemos tudo. Vamos recomeçar do zero”.
O caso foi registrado em boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil de Anapu, que está investigando a tragédia. (Antonio Barroso)