Correio de Carajás

Incêndio destrói grande área em assentamento de São Geraldo, queima casa e mata animais

A queimada não só destruiu uma casa como afetou a flora e fauna do local

Um incêndio de grandes proporções atingiu a invasão do Acácio, na região da Batateira, em São Geraldo do Araguaia, a 158 km de Marabá, no último domingo (1º). O fogo começou por volta das 10 horas da manhã e se espalhou rapidamente pela vegetação e chegou ao assentamento, alcançando áreas próximas e deixando um rastro de destruição por onde passava, incluindo um trecho da fazenda do frigorífico Masterboi.

Um morador antigo de São Geraldo relatou à reportagem do Correio de Carajás que o incêndio foi controlado apenas na madrugada de segunda-feira (2), após uma operação conjunta que envolveu fazendeiros da região e a Brigada de Incêndio do Ideflor-Bio. A rápida mobilização foi essencial para evitar danos maiores, mas não conseguiu impedir que uma residência da Invasão do Acácio fosse completamente destruída.

Além da perda material, o incêndio provocou a morte de diversos animais

Além da perda material, o incêndio provocou a morte de diversos animais, incluindo domésticos. As plantações da região também foram afetadas, causando prejuízos às famílias que dependem dessa produção para subsistência. As famílias que vivem no assentamento, muitas delas de baixa renda, não tinham condições de combater o incêndio por conta própria, o que tornou necessária a intervenção das equipes especializadas.

Leia mais:

O incêndio foi completamente debelado durante a madrugada de segunda-feira, mas deixou um rastro de destruição que está sendo avaliado pelas autoridades locais. (Thays Araujo)