Redenção ganhará um núcleo do Instituto Médico Legal (IML), que será pactuado com os demais municípios que compõem a região Araguaia, localizada no sul do Estado. Nesta terça-feira, 25, o diretor geral do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, Celso Mascarenhas e equipe de técnicos do órgão foram recepcionados pelo prefeito Marcelo Borges (PSD), em audiência que confirmou a instalação do núcleo do IML no município sul paraense.
De acordo com Celso Mascarenhas, o núcleo de Redenção será o primeiro instalado na gestão do governador Helder Barbalho (MDB). Nos próximos meses serão feitas adequações no local onde funcionará o órgão e treinamento da equipe de profissionais que irá trabalhar no IML. A previsão de funcionamento é de 180 dias – seis meses. “Redenção foi o primeiro município dessa região a solicitar a instalação do IML, que favorecerá os serviços de segurança pública”, disse.
Conforme o prefeito Marcelo Borges, a partir da inauguração, toda demanda que antes era encaminhada para o IML de Marabá ou de Belém, será atendida em Redenção, município mais populoso da região Araguaia, com 75.566 habitantes, segundo o último censo do IBGE, realizado em 2010. “Trata-se de uma obra de suma importância, não só para Redenção, mas também para outros municípios da nossa região”, explicou o gestor redencense.
Leia mais:SERVIÇOS: atualmente, o IML conta com núcleos instalados em Belém, Abaetetuba, Altamira, Bragança, Castanhal, Itaituba, Marabá, Parauapebas, Paragominas, Santarém e Tucuruí. O órgão realiza serviços de autópsia; exames de tanatologia; toxicologia; lesões corporais; averiguação de violência sexual; sanidade mental; constatação de idade e de doença sexualmente transmissível. (Delmiro Silva)