Correio de Carajás

IML: Demora em liberação de corpo revolta familiar

Elismar Alves Pereira está aguardando desde ontem para velar o irmão
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Além da dor de perder o irmão prematuramente, Elismar Alves Pereira ainda está tendo que encarar, neste momento, quinta-feira (31), a odisseia de conseguir a liberação do corpo de Eufrásio Ferreira Neto, de 44 anos, junto ao Instituto Médico Legal (IML), no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, em Marabá.

À Reportagem, ele contou que o irmão sofreu um acidente na tarde de ontem, quarta-feira (30), por volta das 15 horas. Uma descarga elétrica o derrubou de uma altura de quatro metros no Bairro Jardim União e ele ainda foi levado com vida ao Hospital Regional do Sudeste do Pará, onde morreu após uma parada cardíaca às 19 horas.

A partir disso, Elismar procurou a 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, registrou boletim de ocorrência e conseguiu a remoção do corpo para o IML, onde foi recebido por volta das 21 horas, relata. “Disseram que a partir das 8 horas de hoje (quinta) o corpo estaria liberado. Hoje vim 6h30 para agilizar, para poder tirar ele porque temos parentes que estão vindo de longe, mas agora cheguei e o cara me falou que só vai poder vir atender a gente depois das 15h30”, afirmou.

Leia mais:

Ele diz ter sido informado, ainda, que o corpo está sobre a maca e não na câmara refrigerada, o que o preocupa. “Estou tentando liberar o corpo do meu irmão para a gente tentar dar um velório digno pra ele, o rapaz da funerária me falou que nem na geladeira ele tá, então já complica mais, faz muitas horas que ele faleceu. Estou recorrendo à imprensa porque se ninguém denunciar vai continuar assim”.

Eufrásio morreu no início da noite desta quarta-feira, no Hospital Regional

Para ele, essa espera é ainda mais angustiante para quem vive o luto. “Só quero que cacem um jeito de liberar o corpo do meu irmão o mais rápido possível porque a gente já está nessa luta da perda”, acrescentou.

Em 5 de janeiro deste ano, o Correio de Carajás veiculou reportagem apontando o grave problema relacionados ao atendimento na unidade do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves em Marabá, que atende dezenas de municípios na região. Na ocasião, eram apenas quatro médicos legistas no quadro, se revezando para realizar exames, após os demais profissionais que atendiam pedirem exoneração.

RESPOSTAS

Hoje, quinta, em conversa com o gerente do IML em Marabá, Domingos Costa Silva, este confirmo que o cadáver de Eufrásio Neto deu entrada ontem à noite, mas o médico legista da escala encontrava-se em luto familiar. Hoje, pela manhã, acrescentou não há médico devido o profissional que atendia pedir distrato do contrato.

O gerente garantiu, no entanto, que a equipe está tentando solucionar a questão. “Mesmo com o quadro reduzido de médicos estamos vendo a possibilidade de librar o corpo antes das 15 horas, que é o horário de entrada do próximo médico da escala”, afirmou.

A Reportagem também procurou a assessoria de comunicação do CPC Renato Chaves, que encaminhou nota informando que o cadáver não foi periciado na noite de quarta-feira (30), pois teve entrada no instituto após às 20h, horário fora do expediente dos médicos legistas da unidade. 

A assessoria acrescentou que, em relação à informação recebida pelos parentes da vítima, de que o corpo seria liberado na manhã desta quinta-feira (31), a direção da unidade regional reitera que não é oficial. “Às quintas-feiras, o expediente dos médicos legistas para a realização das perícias em mortos inicia às 15h, por isso, o corpo de Eufrásio Ferreira Neto será liberado aos familiares a partir do referido horário da escala marcada para hoje”, diz o posicionamento. (Luciana Marschall – com informações de Karine Sued)

Mais

Tentativa de furto de dormentes é frustrada na ferrovia

Tentativa de furto de dormentes é frustrada na ferrovia

Nesta segunda feira (10), às 11horas, foi frustrada uma tentativa de furto de dormentes de aço dos trilhos da Estrada…
Homem morre eletrocutado ao tentar fazer ligação em poste

Homem morre eletrocutado ao tentar fazer ligação em poste

O Corpo de Bombeiros de Redenção resgatou nesta segunda-feira (10) o corpo de um homem que foi eletrocutado e ficou…
Motorista embriagado é flagrado pela PRF na BR-222

Motorista embriagado é flagrado pela PRF na BR-222

Um homem foi detido pela Polícia Rodoviária Federal na tarde de domingo (9) ao conduzir uma motocicleta visivelmente embriagado, na…
Briga entre mulheres termina com uma esfaqueada

Briga entre mulheres termina com uma esfaqueada

Uma confusão na Vila Brejo do Meio, zona rural de Marabá, terminou com uma mulher esfaqueada e outra presa na…
Homem é assassinado no Residencial Magalhães

Homem é assassinado no Residencial Magalhães

Permanecia sem identificação até ontem (10), na câmara fria do Instituto Médico Legal (IML), o corpo de um homem que…
Parauapebas supera Marabá em criminalidade

Parauapebas supera Marabá em criminalidade

Dados recentemente cedidos pela Diretoria de Informática, Manutenção e Estatística da Polícia Civil do Estado do Pará ao Correio de…