Dia 26 de setembro é comemorado o Dia do Surdo. A data foi celebrada em Conceição do Araguaia, na região sul do Estado, com uma programação especial. A Igreja Batista Nacional Smirna preparou o culto de domingo, 26, em Libras, para celebrar a data. O culto com a participação da comunidade surda foi bilíngue, no qual toda a liturgia ocorreu em Libras (Língua Brasileira de Sinais) com tradução simultânea em português para os ouvintes.
Na programação, a Língua de Sinais teve destaque – na música e na pregação – como forma de prestigiar a luta, os desafios e as conquistas da comunidade surda pelo reconhecimento da sua língua. No Brasil, o Dia do Surdo é comemorado nesta data em referência à primeira escola para surdos, inaugurada no Brasil, denominada de INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos), fundado no Rio de Janeiro em 1857 por Dom Pedro II. Essa escola é uma referência na educação de surdos até os dias atuais.
O tradutor-intérprete de Libras, Leandro Ferreira, esclarece que os surdos são pessoas que utilizam uma língua visual e, por isso, fazem parte de uma minoria linguística no Brasil. A língua de sinais corresponde à voz dos surdos e os olhos são seus ouvidos. Por isso, é importante ter espaços na sociedade onde a língua do surdo seja prestigiada, e com isso a igreja se sensibiliza para questões inclusivas.
Leia mais:A igreja informou que já realiza cultos acessíveis em Libras há bastante tempo, mas essa foi a primeira vez que foi realizado um culto religioso bilíngue, onde a Língua de Sinais foi destaque durante toda a celebração. (Delmiro Silva)