Correio de Carajás

IFPA realizará seminário de iniciação científica em Marabá

IFPA realizará seminário de iniciação científica em Marabá

No período de 1 a 4 de outubro, no Centro de Convenções de Marabá, acontecerá o XI Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (SICTI). O seminário é realizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), que em 2019 está contando com o apoio dos Campi Marabá Industrial e Rural. O evento é destinado aos alunos bolsistas de Iniciação Científica do IFPA os quais congregam a comunidade profissional e acadêmica atuante nas suas diversas áreas, promovendo, assim, a socialização do conhecimento e a interação entre todos os que têm interesse na área da Educação Profissional, Tecnológica e de Inovação.

O tema do seminário deste ano é “Diversidade, Pesquisa e Inovação no Pará”, a abertura será no dia 01 de outubro, às 14h. O evento receberá contribuições científicas, tecnológicas e de inovação, envolvendo os temas desenvolvidos pelo conjunto das Instituições de Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado, principalmente as que compõem a rede IFPA, a qual é composta por 18 campi que têm o compromisso de apresentarem os resultados dos trabalhos de pesquisa em ações institucionais.

As principais contribuições científicas são nas seguintes áreas: educação tecnológica, meio ambiente, desenvolvimento de software, comércio exterior, mineração, materiais, automação industrial, agricultura, petróleo e gás, saúde coletiva, turismo e hospitalidade, teleinformática, entre outros.

Leia mais:

Segundo Geanso Moura, diretor de pesquisa do Campus Marabá Industrial, “a realização desse evento em Marabá traz inúmeros benefícios como a troca de experiência por meio da integração e discussão dos resultados das pesquisas desenvolvidas tanto no IFPA quanto por outras instituições do nosso estado. Além de focar em temas atuais relacionados à ciência, tecnologia e inovação, o público vai poder conhecer de perto o potencial do IFPA por meio dos trabalhos dos nossos alunos”, destacou. 

A expectativa de público interno é de aproximadamente 1000 pessoas, envolvendo alunos, professores e servidores. Ao todo, serão apresentados 396 trabalhos, sendo 387 de autoria de estudantes do IFPA e nove de alunos de instituições externas como Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Faculdade de Carajás.

Lara Seccadio, professora do Campus Marabá Rural e membro da comissão organizadora os alunos são os protagonistas do vento. “O Seminário promove o compartilhamento dos resultados das pesquisas dos nossos alunos, é um ambiente que integra os 18 campi, um momento que temos como mostrar o nosso trabalho, mostrar como o IFPA vem trabalhando. O estudante ganha destaque e toma o papel de protagonista no evento, porque, além de mostrar seus próprios trabalhos, muitos deles irão ministrar palestras mostrando muita experiência no campo da pesquisa”, enfatizou Lara.

Programação

O evento tem inúmeras programações como apresentações culturais, palestras, rodas de conversas, minicursos, oficinas e mesas redondas, os quais irão contar com a participação de convidados qualificados para falar sobre os temas em cada momento.

Novidades para a edição de 2019

O SICTI deste ano tem três novidades: Meninas na Ciência, Gincana de Inovação e Desafio Tecnológico: Batalha dos Robôs.

O “Meninas na Ciência” consiste em uma mostra de inovação tecnológica, educacional e social destinada exclusivamente às estudantes que tem como objetivo evidenciar a vocação técnico-científica feminina em projetos de pesquisa e promover a permanência na carreira acadêmica nas diversas áreas do conhecimento.

A “Gincana de Inovação” é uma competição que envolve equipes de diferentes campi em uma disputa sobre inovação e apresentação de um projeto inventivo, a ideia é socializar e integrar alunos e servidores por meio de atividades pedagógicas que envolvam inovação e criatividade.

Já o “Desafio Tecnológico: Batalha dos Robôs” tem como objetivo estimular os alunos e servidores do IFPA a desenvolverem robôs móveis, preparar os estudantes para competições de robótica, criar ambiente para troca de informações e experiências, buscando motivar a pesquisa científica e aplicada à robótica no âmbito do IFPA.

Eventos Paralelos

Durante a realização do Sicti também ocorrerá de forma paralela o Simpósio de Inovação Tecnológica (SIMIT), a II Feira Técnico Cientifica (FETEC) do IFPA Campus Marabá Rural e a III Mostra Acadêmica Integrada de Pesquisa e Extensão (MAIPE) do Campus Marabá Industrial.

O SIMIT pretende organizar discussão e divulgação de produções científicas através de palestras, sessões técnicas, mesas redondas e fóruns sobre questões atuais em Inovação, Tecnologia e Publicações Científicas, a fim de incrementar a investigação científica na área, comprometida com a Inovação e Tecnologia na rede federal de ensino, tendo como público alvo docentes pesquisadores e profissionais na área do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, o qual é composto atualmente por 122 grupos de pesquisas.

A II FETEC tem como propósito integrar as pessoas que tem relação com o contexto agropecuário de modo a favorecer a troca de conhecimentos e estimular a criação de estratégias para transformação e desenvolvimento da agricultura familiar.

A III MAIPE, um evento acadêmico do IFPA Campus Marabá Industrial (CMI), tem como objetivo ofertar oportunidades para servidores e alunos participarem de atividades relacionadas e transversais à pesquisa e extensão, visando incrementar a vivência e experiência científica e profissional.

Fique por dentro das informações sobre o seminário e da programação completa nos seguintes endereços: http://marabaindustrial.ifpa.edu.br/ e http://ruralmaraba.ifpa.edu.br/. (Ascom IFPA)