O Instituo Federal do Pará (IFPA) realizará, de 1º a 4 de outubro, o XI Seminário de Iniciação, Científica Tecnológica e Inovação. O evento ocorrerá no Carajás Centro de Convenções, localizado na Rodovia BR-222, Nova Marabá. Com o tema “Diversidade, Pesquisa e Inovação no Pará”, o objetivo é apresentar os resultados dos trabalhos de pesquisa e ações institucionais.
O evento é destinado aos alunos bolsistas de Iniciação Científica do IFPA, os quais congregam a comunidade profissional e acadêmica atuante nas diversas áreas, promovendo a socialização do conhecimento e a interação entre todos que possuem o interesse na área da educação profissional.
O evento recebe a contribuição dos 18 campis do IFPA espalhados pelo Estado, sediados estrategicamente em municípios que possuem o compromisso de apresentar os resultados dos trabalhos de pesquisa em ações institucionais, bem como dos órgãos de fomento. Os dois campis de Marabá (Industrial e Rural) serão responsáveis pela promoção do seminário, juntamente com a Pró-reitora de Pesquisa e pós-graduação do IFPA.
Leia mais:Em entrevista concedida ao Correio de Carajás, o professor Sanderley Cruz explicou que o seminário ocorre há 11 anos e cada um é realizado em um município diferente no Estado. “Este ano fomos contemplados em receber esse evento por aqui. São 18 campis que estarão reunidos. Recebemos a informação de que 1.148 alunos se inscreveram para participar das questões científicas de todos os âmbitos, tanto na área agropecuária, quanto na industrial, civil”, celebrou.
Segundo o docente Geanso Moura, o evento agrega algumas áreas do conhecimento, como o desenvolvimento de software, comércio, mineração, materiais, automação, agricultura, petróleo, saúde coletiva, informática e outros. “A ideia é que a gente consiga atrair o público da nossa cidade, rede pública e particular, para estarem participando do evento”, explicou ao Portal.
Paralelo ao seminário, ocorrerá também o Simpósio de Inovação Tecnológica (SIMIT), a II Feira Técnico Científica (FETEC) do IFPA Campus Marabá Rural e a III Mostra Acadêmica Integrada de Pesquisa e Extensão (MAIPE) do Campus Marabá Industrial.
O SIMIT pretende organizar discussão e divulgação de produções científicas através de palestras, sessões técnicas, mesas redondas e fóruns sobre questões atuais em Inovação, Tecnologia, e Publicações Científicas. O objetivo é incrementar a investigação científica na área comprometida com a inovação e tecnologia na rede federal de ensino.
A II FETEC tem como propósito integrar as pessoas que possuem relação com o contexto agropecuário de modo a favorecer a troca de conhecimentos e estimular a criação de estratégias para transformação e desenvolvimento da agricultura familiar.
A III MAIPE, é um evento acadêmico do IFPA Campus Marabá Industrial. O Objetivo é ofertar oportunidades para servidores e alunos participarem de atividades relacionadas e transversais à pesquisa e extensão, visando incrementar a vivência e experiência cientifica, profissional e extensionista. (Karine Sued)