Correio de Carajás

IFPA alcança a melhor nota do SAEB 2023 e a segunda melhor do IDEB em Marabá

Alunos do IFPA Industrial lotam a biblioteca para ouvir palestras sobre saúde/ Fotos: Evangelista Rocha

O vai e vem de alunos pelos corredores do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Marabá Industrial (CMI), alertou a reportagem do CORREIO que algo diferente estava acontecendo por ali. Os estudantes se preparavam para participar de uma das palestras da II Semana de Saúde, Educação e Meio Ambiente, organizada pela instituição durante esta semana. O evento encerra nesta sexta, 23 de agosto.

Essa é apenas uma das iniciativas do IFPA que têm impacto positivo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). No ano letivo de 2023, as notas foram de 4,9 (de 5) e 5,35 – respectivamente.

Foi durante uma entrevista na manhã de terça-feira (20), na sala do diretor geral Everaldo Afonso Fernandes, que a reportagem do CORREIO conheceu “tim-tim por tim-tim” as ações que o Campus Industrial promove e que tiveram influência direta para que a instituição tivesse a segunda maior nota do IDEB entre as escolas de Ensino Médio de Marabá, e a melhor nota do SAEB no município. Inclusive, o campus também detém a coroa de maior nota do IFPA e a 8ª maior do Estado, ambas no SAEB.

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Everaldo (esq.) e Josélio unem-se ao corpo docente, alunos e responsáveis para oferecer uma educação de qualidade no Campus Industrial

E durante a conversa não passou despercebido que oferecer uma educação completa e com qualidade, focada no desenvolvimento dos alunos e na melhoria contínua dos indicadores educacionais é o compromisso assumido pela gestão e corpo docente do IFPA Campus Industrial Marabá.

ESQUADRÃO PELA EDUCAÇÃO

“É um trabalho que envolve os alunos, os pais, professores e a gestão, principalmente a de Ensino”, diz, com tom de orgulho, Everaldo Fernandes.

Sentado ao seu lado, Josélio Rodrigues Ramos, diretor de Ensino, sorri ao ouvir as palavras do colega e assevera que o Campus, para atingir notas ainda maiores, precisa trabalhar para diminuir o índice de reprovação de alunos e, além disso, a evasão escolar. “Quando você melhora um, automaticamente os demais também vão melhorando”, enfatiza Everaldo.

E fazer essas melhorias se tornarem reais é um trabalho de formiguinha. Envolve dialogar com a equipe pedagógica, ter conversas rotineiras com alunos e responsáveis, fazer a recomposição de vagas para professores (atualmente o quadro está completo). E não pode faltar o relacionamento com a equipe de apoio, a Coordenação de Assuntos Estudantis e o time que dá suporte para a saúde física e mental, formado por psicóloga e técnica em enfermagem.

Durante os quase 20 minutos de entrevista, Everaldo e Josélio transmitiram o tempo todo a mensagem de que a educação é responsabilidade de todos.

Para arrematar este complexo de incentivos, o IFPA oferece diversos tipos de bolsas para seus alunos, como por exemplo as de auxílio permanência – para aqueles que vêm de fora da cidade – e as de iniciação científica, para aqueles que desenvolvem pesquisas no CMI.

Atualmente, cerca de 490 alunos estão regularmente matriculados na modalidade Ensino Médio Integrado, que nada mais é do que a dupla formação, ou seja, eles também recebem diploma de conclusão em algum dos cinco cursos técnicos: informática, eletromecânica, edificações, automação industrial e controle ambiental.

E não para por aí. Muitos desses estudantes retornam ao CMI após a formatura, dessa vez como alunos dos cursos superiores. Estes são quatro, sendo duas licenciaturas: uma na área de informática e outra de letras. E dois tecnólogos, um em eletrotécnica industrial e o outro em gestão ambiental.

O IFPA vai além de qualquer outra instituição de ensino e oferece mais uma oportunidade de formação continuada, dessa vez de pós-graduação – ofertadas sob demanda – sendo uma em gestão da produção industrial, que é muito voltada para o mercado industrial, e outra para a formação de professores para o ensino técnico.

IDEB E SAEB

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador criado pelo governo brasileiro para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. Ele combina dois conceitos importantes para a avaliação da educação: o fluxo escolar (taxa de aprovação, reprovação e abandono) e as médias de desempenho nas avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

Esta é uma ferramenta fundamental para a avaliação da qualidade da educação básica no Brasil. Ao combinar informações sobre o fluxo escolar e o desempenho dos alunos nas avaliações, o IDEB oferece um panorama completo da situação do ensino e permite o acompanhamento do progresso ao longo do tempo.

Já o SAEB, é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Ele é uma ferramenta essencial para a avaliação da qualidade da educação básica no Brasil. Ao fornecer dados precisos e atualizados sobre o desempenho dos alunos e a qualidade do ensino, o SAEB contribui para a melhoria contínua da educação em nosso país.

(Luciana Araújo)