Joaquim Alves, 76 anos, está usando uma sonda há dois anos enquanto aguarda ser chamado para cirurgia. A denúncia foi feita pela companheira do idoso, Luzia do Divino de Jesus Alves, 64 anos, junto ao Ministério Público do Pará.
De acordo com as informações repassadas pela esposa, Joaquim nunca foi chamado para ser submetido à cirurgia, apenas fez uma avaliação no Hospital Santa Terezinha. “Disseram que lá não dá pra operar, só no Regional”, explica, relatando que a enfermeira que troca a sonda do idoso falou que já está difícil fazer a troca por causa do sangramento das feridas que Joaquim possui no local.
Ao MPPA, Luzia anexou o cadastro na central de regulação do Estado emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, no dia 2 de julho de 2021.
Leia mais:Segundo o diagnóstico, o idoso possui hiperplasia da próstata e necessita passar por um procedimento cirúrgico chamado prostatectomia suprapúbica.
Dentre os principais sintomas detalhados na solicitação de regulação, em julho de 2021, consta o uso de sonda há 1 ano. (Ana Mangas)