Após dois dias de muita agonia para Edvaldo Ribeiro dos Santos, de 60 anos, e familiares, o idoso, que havia se perdido na mata da Terra Indígena Mãe Maria, situada entre Marabá e Bom Jesus do Tocantins, foi encontrado no final da manhã desta segunda-feira (6), graças às buscas conjuntas de conhecidos, indígenas e uma equipe do Corpo de Bombeiros. Apesar de debilitado, o homem está bem e agora receberá cuidados para tratar ferimentos oriundos dos momentos de dificuldade que passou.
A reportagem conversou com Claudelice Santos, irmã de Edvaldo, para saber a situação atual dele e obteve informações sobre o período angustiante que ele viveu sozinho por mais de 48h.
Segundo ela, o idoso conta que adentrou em uma área da reserva em que não estava acostumado a andar para encontrar cupuaçu, que tinha o objetivo de colher, quando chegou em um açaizal onde encontrou uma bifurcação no caminho. Ainda de acordo com o que a irmã narra, ele teria se perdido neste momento, quando decidiu dar à volta, mas não conseguiu achar o caminho de volta.
Leia mais:“Ele falou que não dormiu e que quando escurecia subia em uma árvore e passava a noite em cima dela. Quando amanhecia, ele continuava andando e buscando uma forma de voltar”, diz. Após muito caminhar, ele chegou a uma das aldeias existente na T.I., onde indígenas o acolheram e informaram à família.
Edvaldo está com lesões nos pés e durante o tempo que passou na mata se alimentou somente de um cupuaçu. Conforme o relato da irmã, ele também conseguiu beber água. O homem agora receberá os cuidados necessários e a família poderá viver momentos de mais tranquilidade após o reencontro. (Thays Araujo)