Francisco de Assis Melo, de 63 anos, foi preso preventivamente na noite de sexta-feira (16), em cumprimento a mandado judicial pelo crime de estupro de vulnerável que ele teria cometido durante dois anos contra a vítima. O investigado foi localizado pela Polícia Militar no bairro Primavera, em Parauapebas.
Durante uma ronda de rotina no bairro, os militares avistaram um automóvel Fiat Palio, na cor azul, e realizaram uma consulta no sistema Agente de Campo, constatando que o proprietário do veículo possuía um mandado de prisão em aberto. Buscas foram realizadas até que o suspeito fosse localizado.
O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara Criminal de Parauapebas, onde o magistrado detalha que existe a materialidade delitiva comprovada pelas declarações da vítima e da mãe, por meio de Escuta Especializada.
Um laudo pericial sexológico foi realizado, “ainda que este último tenha resultado negativo para vestígios físicos”, conforme cita o documento. O juiz afirma que o fato “não invalida os relatos diante da dinâmica da violência sexual descrita”.
Ainda nos autos do processo, o suspeito teria praticado o crime mediante abuso de confiança, intimidação psicológica e ameaças veladas durante dois anos, por ser conhecido da família e ter acesso à vítima. Entretanto, não foi mencionado quando o crime aconteceu.
O investigado foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Parauapebas para os procedimentos cabíveis. O portal Correio de Carajás não teve acesso ao preso para ouvir a versão dele dos fatos. (Redação | Com informações da Polícia Militar)