📅 Publicado em 03/08/2025 12h37✏️ Atualizado em 03/08/2025 12h41
José Marcelino dos Santos, de 61 anos, foi preso em São João do Araguaia em cumprimento a um mandado de prisão preventiva decorrente de decisão condenatória, expedido pela Vara Criminal de Tucuruí pelo crime de associação criminosa.
O mandado que perderia a validade no dia 26 de setembro deste ano foi cumprido pela Polícia Civil na tarde da quinta-feira (1º), durante a Operação Shamar, que atendia uma ocorrência não flagrancial de um suposto crime de estupro de vulnerável. Na ocorrência, constatou-se o mandado de prisão em aberto.
A prisão foi efetuada às 17h40, na zona rural de São João do Araguaia, pela equipe plantonista da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) e da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (DEACA).
Leia mais:
Na decisão judicial, um dos motivos que corroborou para que o magistrado decidisse pela prisão em regime fechado foi o fato de José Marcelino “estar em local incerto e não sabido, demonstrando estar se furtando à aplicação da lei penal”. No entanto, não foram divulgados mais detalhes sobre o crime.