Um cachorro foi resgatado após supostamente sofrer abuso sexual. A suspeita estava sendo averiguada pela ONG SOS Protetores CDA, que acolhe animais em situação de maus tratos, que com apoio da Polícia Civil, Polícia Militar e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMMARH), realizou o resgate do cão. Posteriormente foi constatado que o cachorro foi violentado. O caso aconteceu em Conceição do Araguaia, sul do Estado.
Uma operação foi montada no dia 17, com apoio dos órgãos competentes para a realização do resgate do animal, um macho adulto, que após ser recolhido da guarda do suposto abusador, um idoso. O cão foi submetido a diagnóstico por um médico veterinário. O animal apresentava comportamento arredio e retraído, sendo constatado posteriormente que sofreu penetração na região anal por alguma superfície externa, indicando maus tratos e zoofilia.
Após receber atendimento médico veterinário o cachorro foi encaminhado para um lar temporário, onde dispõe dos devidos cuidados. Posteriormente ele será encaminhado para adoção. A Polícia Civil de Conceição do Araguaia informou que o acusado foi intimado e compareceu a Delegacia na quinta-feira, 19, para prestar depoimento. Ele permaneceu em silêncio durante o interrogatório e responderá em liberdade.
Leia mais:A zoofilia é a prática e satisfação sexual com animais, e é crime previsto no artigo nº 32 da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. A pena pode variar conforme o crime e pode ser de três meses a um ano de prisão, ou de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição da guarda do animal. (Delmiro Silva)