Mais uma situação de descaso da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá foi denunciada junto ao Ministério Público do Estado do Pará. A filha de uma idosa, de 86 anos, informou que a mãe faz uso da medicação Somalgin Cardio 100mg, duas vezes ao dia, e que compareceu ao Centro Especializado Integrado para fazer a retirada do remédio, mas foi avisada que não há o produto em estoque e que a paciente só seria reabastecida em novembro.
“Quando falta, ela passa mal. O Centro deveria ter uma lista de controle de quem faz uso das medicações”, disse, revoltada a filha da idosa.
O remédio é indicado como analgésico, anti-inflamatório e antipirético, atuando na prevenção do infarto do miocárdio, em função de sua ação antiplaquetária e na profilaxia de tromboses venosas, isquemia cerebral e embolia pulmonar.
Leia mais:Procurada, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Marabá informou que, segundo a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) da Secretaria Municipal de Saúde, o envio dos medicamentos do mês de outubro para o Centro de Especialidades Integradas (CEI) ocorreu no dia 04/10/2022, dentre os quais se encontra-se o medicamento ácido acetilsalicílico (somalgin cardio 100mg).
(Da Redação)