Correio de Carajás

ICMBIO capacita voluntários para trilha inclusiva de surdos

Os voluntários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) recebem nesta quinta-feira, 27, uma oficina de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na Universidade do Estado do Pará (UEPA). No total, são 26 voluntários capacitados pelo pedagogo Edson Rodrigues dos Anjos, técnico do Centro Especializado na Área da Surdez (CAES) de Marabá.

A capacitação visa preparar os voluntários para melhor atender o público surdo e potencializar a sua produtividade durante as visitas do projeto “Comunidade Vai à Floresta em Marabá”. Os voluntários atuam nessas visitas conduzindo os convidados, que vêm dos municípios vizinhos para o interior das unidades de conservação do Mosaico de Carajás.

Oficinas como essa são recorrentes durante o tempo em que os voluntários passam atuando no ICMBIO. (Foto: Divulgação)

A iniciativa faz parte do planejamento da Base Avançada do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) de Carajás para ampliar as ações de educação ambiental. Com a capacitação, o núcleo pretende organizar a implementação de uma “Trilha Inclusiva”, levando mais visitantes às instalações do ICMBIO.

Leia mais:

O NGI é composto pelas Unidades de Conservação: Floresta Nacional de Carajás, Floresta Nacional do Tapirapé-Aquiri, Floresta Nacional do Itacaiunas, Reserva Biológica do Tapirapé, Área de Proteção Ambiental do Igarapé Gelado e Parque Nacional dos Campos Ferruginosos. (Zeus Bandeira – Com informações do ICMBIO)