Correio de Carajás

Ibama apreende 100m³ de toras de castanheira

Extração desta madeira é proibida. Apreensão ocorreu em Oeiras do Pará em operação que segue em andamento. Já PRF abordou dois caminhões com madeiras de origem ilegal em Dom Eliseu.

PRF apreendeu madeiras ilegais em Dom Eliseu, no Pará — Foto: PRF/Divulgação A PRF apreendeu duas cargas de madeira ilegais

Uma operação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu cerca de 100 metros³ de toras de castanheira, espécie de madeira proibida por lei de ser comercializada. A apreensão foi n nordeste do Pará.

Já a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 46 m³ de madeira de origem ilegal em dois flagrantes nas BR-222 e BR-010 em menos de uma hora na cidade de Dom Eliseu, também no nordeste do estado – veja mais abaixo.

A suspeita do Ibama é que as madeiras de castanheira tenham sido extraída em Oeiras do Pará, no nordeste do estado, onde foi apreendida, e seria levada para Tucuruí, no sudeste do Pará.

Leia mais:

As pessoas identificadas como responsáveis pela derrubada das árvores e por uma serraria foram multados. A carga apreendida ficou sob responsabilidade de um fiel depositário para ser doado após as eleições.

A operação que resultou na apreensão começou na última quinta-feira (4) e continua em andamento. Não foi detalhado quando ocorreu a apreensão. O valor da multa não foi informado, nem quantos suspeitos identificados e se houve alguma prisão.

Apreensão de 46 metros de madeira em Dom Eliseu

 

A PRF apreendeu duas cargas de madeira ilegais em menos de uma hora em Dom Eliseu. Dois caminhões foram flagrados na noite de domingo(7) nas BR-222 e BR-010. As apreensões do total de 46 m³ de madeira foram divulgadas na segunda-feira (8).

A primeira apreensão foi no km 43 da BR-222 às 19h30. O caminhão carregava 29 m³ de madeira serrada e o caminhoneiro apresentou documentos com divergências em relação ao produto .

Já a outra apreensão foi no km 32 da BR-010 às 20h15 de um caminhão com 17 m³ de madeira em toras. O motorista do caminhão não tinha nenhum documento que comprovasse a legalidade da caraga.

Os dois caminhoneiros assinaram Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e foram liberados. A carga apreendida foi levada para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Dom Eliseu (PA).

(Fonte:G1)