Correio de Carajás

Hugo Calderano atropela sul-coreano e garante inédita semifinal no tênis de mesa

Brasileiro alcança a melhor campanha da modalidade na história da competição

Hugo Calderano 4 x 0 Woojin Jang | Melhores momentos | Tênis de Mesa | Jogos de Paris 2024

O brasileiro Hugo Calderano se tornou o primeiro brasileiro a alcançar uma semifinal de Olimpíadas no tênis de mesa. Ele venceu o sul-coreano Woojin Jang por 4 a 0 pelas quartas de final dos Jogos de Paris nesta quinta-feira e se garantiu em uma disputa direta por medalha. As parciais foram 11/4, 11/7, 11/5 e 11/6.

Na semifinal, Calderano enfrenta o vencedor do duelo entre o sueco Truls Moregard, que eliminou o número 1 do mundo na terceira fase, e o egípcio Omar Assar. Os dois se enfrentam ainda nesta quinta-feira, às 16h (de Brasília). A próxima fase acontece nesta sexta (2), às 6h (de Brasília).

O brasileiro já enfrentou os dois possíveis rivais da semifinal duas vezes na carreira. O placar está em igualdade contra Moregard, com uma vitória para cada. Já contra Assar o aproveitamento é 100%.

Leia mais:

– Já joguei algumas vezes com os dois, são adversários muito perigosos com estilos diferentes. Vou acompanhar o jogo entre eles e tenho certeza que vai ser um jogo muito difícil – afirmou o atleta.

Hugo Calderano nas quartas das Olimpíadas — Foto: REUTERS/Kim Hong-Ji

O jogo

 

O brasileiro começou impondo um ritmo muito forte na partida. Com precisão e velocidade, abriu vantagem logo no começo do primeiro set, com o sul-coreano só pontuando em erros não-forçados. Rapidamente, fechou a primeira parcial em 11/4, já se colocando em vantagem.

Jang voltou mais agressivo no começo do segundo set, o que gerou mais equilíbrio no confronto. Os pontos se alongaram e a igualdade no placar se manteve até o meio do período. Foi aí que Hugo mostrou a diferença técnica, emplacando quatro pontos seguidos para abrir 2 a 0 na partida, parcial de 11/7.

Hugo Calderano voltou a se impôr na terceira etapa. Sempre preciso nas devoluções, colocou Woojin em situação de desconforto. O asiático passou a cometer mais erros e mostrar irritação a cada bola que deixava na rede. O brasileiro fechou a parcial em 11/5, ficando a um da vaga na semifinal.

O quarto set trouxe uma novidade na partida. Pela primeira vez Jang ficou à frente do placar, quando fez 2 a 1, acertando uma bola espetacular. Os dois mesa-tenistas trocaram pontos até que o número 4 do mundo virou o placar no 5 a 4, forçando o pedindo de tempo do rival.

A conversa com o treinador não adiantou de nada para o Woojin Jang, pelo contrário. Depois da pausa, Hugo venceu seis dos oito pontos que se seguiram, fechou a parcial em 11/6 e o jogo em 4 a 0.

Fonte: G1