Correio de Carajás

HRPT conquista renovação de importante selo de qualidade nacional

Foto: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), irá concluir o ano de 2020 com importante conquista. A unidade renovou a certificação de qualidade em serviços de saúde no Brasil.  

Com a certificação Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o reconhecimento atesta que o HRPT atende aos padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedicados aos pacientes. 

Associada à ISQua, sigla em inglês para a Sociedade Internacional de Qualidade e Cuidados na Saúde, e com atuação ao lado de instituições com sede nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá, a ONA é a mais respeitada entidade avaliadora dos serviços de saúde no Brasil. 

Leia mais:

A organização avalia as unidades de saúde em três níveis de abrangência: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência. Antes de confirmar o título, a auditoria apura centenas de processos internos que envolvem o atendimento. 

“O reconhecimento obtido com a certificação é uma demonstração da qualidade assistencial de toda a nossa equipe e refirma o nosso compromisso com toda a população atendida na unidade”, ressalta Edson Primo, diretor Hospitalar. 

O Regional Público da Transamazônica é uma unidade de referência para casos de média e alta complexidades na região do Xingu.  

Auditoria pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini 

Para renovar a certificação, o HRPT passou por auditoria entre os dias 20 e 21 de outubro, realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, associada à ONA.  

Ao todo, a fundação avaliou a qualidade e eficácia dos 1.160 processos e rotinas internos nos 50 setores da unidade, atestando a qualidade da gestão.  

Para Thais Álvares, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), um sistema de gestão de qualidade cumpre seus objetivos de forma adequada, focado na sustentabilidade, inovação e perenidade da instituição de saúde.  

“Temos como suporte as diretrizes institucionais da Pró-Saúde, gestora do hospital, que alicerçam o nosso trabalho e integram no dia a dia da unidade um esforço contínuo pela excelência assistencial, ao lado da segurança e humanização no cuidado ao paciente”, comenta.  

Atuação na pandemia 

A atuação do HRPT na luta contra o novo coronavírus na região do Xingu foi um dos itens destacados durante a auditoria da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. 

A unidade foi um dos hospitais selecionados pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (SESPA) e Ministério da Saúde para atender casos graves da Covid-19 na região. 

Para atender os pacientes com a doença, o hospital passou por uma série de adequações, desde a estrutura física até a capacitação dos profissionais e protocolos de atendimento, exigindo dedicação e experiência de todos os profissionais de saúde.   

“O HRPT conseguiu demonstrar uma gestão de qualidade, com melhoria contínua da qualidade e segurança assistencial. Esse trabalho garante eficácia e eficiência no atendimento”, parabenizou a auditora Angelina Helena Francisco. 

Outra importante menção ao trabalho realizado pelo Hospital foi o protocolo para Covid-19 no atendimento de indígenas. “A unidade demostrou respeito e valorização a cultura indígena”, afirmou a também avaliadora, Suzana Silveira. 

Pertencente e mantido pelo Governo do Estado do Pará, o Hospital Regional Público da Transamazônica é gerenciado pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão de serviços hospitalares do país. 

Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a auditoria foi realizada remotamente. Três salas do HRPT foram preparadas com equipamentos de informática para transmitir, ao vivo, as apresentações dos setores.  

A certificação ONA é um padrão de qualidade que integra a gestão realizada pela Pró-Saúde em todo o País. Além do HRPT, outros três hospitais públicos gerenciados pela entidade filantrópica no Pará detêm a mais alta certificação da ONA, Acreditado com Excelência 

São eles: Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) e Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

Comentários

Mais

Defesa Civil já atendeu 82 ocorrências de incêndio em Marabá

Defesa Civil já atendeu 82 ocorrências de incêndio em Marabá

No último final de semana, a Brigada de Combate a Incêndios da Defesa Civil do município de Marabá registrou dez…
Com 60% da população vacinada, mortes e casos de covid-19 caem 40%

Com 60% da população vacinada, mortes e casos de covid-19 caem 40%

Com a vacinação de mais de 96 milhões de brasileiros contra a covid-19 com, pelo menos, a primeira dose do…
Morre Darci Catalão, pioneiro em Parauapebas

Morre Darci Catalão, pioneiro em Parauapebas

Na noite desta segunda-feira (26), foi confirmado o falecimento de Darci Ayres de Souza, o “Darci Catalão”. Pai do empresário…
PMM contrata empresa para estudar quarta ponte no Rio Itacaiunas

PMM contrata empresa para estudar quarta ponte no Rio Itacaiunas

As obras da terceira ponte sobre o Rio Itacaiunas ainda nem começaram e a Prefeitura Municipal de Marabá já estuda…
Prefeito assassinado, Jones William é homenageado em Tucuruí

Prefeito assassinado, Jones William é homenageado em Tucuruí

O prefeito Jones William da Silva Galvão recebeu homenagens no quarto ano de sua morte, ocorrida no dia 25 de…
Descoberto novo site falso que rouba dados de servidores públicos

Descoberto novo site falso que rouba dados de servidores públicos

Pela segunda vez em poucos dias, o Ministério da Economia pediu a suspensão de um site falso registrado no exterior que rouba…