Correio de Carajás

HRPT conquista renovação de importante selo de qualidade nacional

Foto: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), irá concluir o ano de 2020 com importante conquista. A unidade renovou a certificação de qualidade em serviços de saúde no Brasil.  

Com a certificação Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o reconhecimento atesta que o HRPT atende aos padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedicados aos pacientes. 

Associada à ISQua, sigla em inglês para a Sociedade Internacional de Qualidade e Cuidados na Saúde, e com atuação ao lado de instituições com sede nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá, a ONA é a mais respeitada entidade avaliadora dos serviços de saúde no Brasil. 

Leia mais:

A organização avalia as unidades de saúde em três níveis de abrangência: Acreditado, Acreditado Pleno e Acreditado com Excelência. Antes de confirmar o título, a auditoria apura centenas de processos internos que envolvem o atendimento. 

“O reconhecimento obtido com a certificação é uma demonstração da qualidade assistencial de toda a nossa equipe e refirma o nosso compromisso com toda a população atendida na unidade”, ressalta Edson Primo, diretor Hospitalar. 

O Regional Público da Transamazônica é uma unidade de referência para casos de média e alta complexidades na região do Xingu.  

Auditoria pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini 

Para renovar a certificação, o HRPT passou por auditoria entre os dias 20 e 21 de outubro, realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, associada à ONA.  

Ao todo, a fundação avaliou a qualidade e eficácia dos 1.160 processos e rotinas internos nos 50 setores da unidade, atestando a qualidade da gestão.  

Para Thais Álvares, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), um sistema de gestão de qualidade cumpre seus objetivos de forma adequada, focado na sustentabilidade, inovação e perenidade da instituição de saúde.  

“Temos como suporte as diretrizes institucionais da Pró-Saúde, gestora do hospital, que alicerçam o nosso trabalho e integram no dia a dia da unidade um esforço contínuo pela excelência assistencial, ao lado da segurança e humanização no cuidado ao paciente”, comenta.  

Atuação na pandemia 

A atuação do HRPT na luta contra o novo coronavírus na região do Xingu foi um dos itens destacados durante a auditoria da Fundação Carlos Alberto Vanzolini. 

A unidade foi um dos hospitais selecionados pela Secretaria de Saúde Pública do Pará (SESPA) e Ministério da Saúde para atender casos graves da Covid-19 na região. 

Para atender os pacientes com a doença, o hospital passou por uma série de adequações, desde a estrutura física até a capacitação dos profissionais e protocolos de atendimento, exigindo dedicação e experiência de todos os profissionais de saúde.   

“O HRPT conseguiu demonstrar uma gestão de qualidade, com melhoria contínua da qualidade e segurança assistencial. Esse trabalho garante eficácia e eficiência no atendimento”, parabenizou a auditora Angelina Helena Francisco. 

Outra importante menção ao trabalho realizado pelo Hospital foi o protocolo para Covid-19 no atendimento de indígenas. “A unidade demostrou respeito e valorização a cultura indígena”, afirmou a também avaliadora, Suzana Silveira. 

Pertencente e mantido pelo Governo do Estado do Pará, o Hospital Regional Público da Transamazônica é gerenciado pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão de serviços hospitalares do país. 

Este ano, por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a auditoria foi realizada remotamente. Três salas do HRPT foram preparadas com equipamentos de informática para transmitir, ao vivo, as apresentações dos setores.  

A certificação ONA é um padrão de qualidade que integra a gestão realizada pela Pró-Saúde em todo o País. Além do HRPT, outros três hospitais públicos gerenciados pela entidade filantrópica no Pará detêm a mais alta certificação da ONA, Acreditado com Excelência 

São eles: Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo, Hospital Público Estadual Galileu (HPEG) e Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).

Mais

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Helder inaugura, entrega cheques e assina ordens de serviço em Marabá

Em visita a Marabá nesta quarta-feira (12) o governador Helder Barbalho rodou a cidade fazendo inaugurações, assinando ordens de serviço,…
Cruzamento na VS-10 causa graves acidentes de trânsito

Cruzamento na VS-10 causa graves acidentes de trânsito

Um cruzamento entre a Avenida VS-10 e a Rua Florita, na altura do Bairro Morada Nova, em Parauapebas, tem causado…
Sete em cada dez empreendedores fizeram vendas online na pandemia

Sete em cada dez empreendedores fizeram vendas online na pandemia

Sete em cada dez micro, pequenas ou médias empresas (73,4%) do país estão fazendo vendas online durante a pandemia do novo coronavírus.…
Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G

Brasil inaugura primeira antena rural para a internet 5G

O Brasil já tem instalada a sua primeira antena rural destinada à quinta geração de internet (5G). A tecnologia funcionará,…
Defensoria recomenda vacina a pessoas presas de grupos prioritários

Defensoria recomenda vacina a pessoas presas de grupos prioritários

A Defensoria Pública do Pará (DPE) emitiu uma recomendação ao Governo do Estado para que as pessoas privadas de liberdade…
Comissão da OMS faz recomendações para evitar próxima pandemia

Comissão da OMS faz recomendações para evitar próxima pandemia

Um novo sistema global transparente deveria ser criado para apurar surtos de doenças, habilitando a Organização Mundial da Saúde (OMS)…