Para levar esperança, conforto e bem-estar aos pacientes internados no Hospital Regional do Sudeste do Pará “Dr. Geraldo Veloso” (HRSP), em Marabá, foi realizada na segunda-feira (22) ação do Projeto “Acordes do Bem”, que utiliza a música como ferramenta terapêutica para auxiliar na recuperação dos pacientes.
Maria Silva, 48 anos, residente em Marabá, foi encaminhada à unidade para realizar uma tomografia, e acompanhou apresentações musicais. “Foi simplesmente maravilhoso! Estava nervosa devido ao exame, mas os acordes suaves e as melodias me proporcionaram paz e tranquilidade. A música tem esse poder transformador nos momentos difíceis”, disse.
No Hospital, a música tem encontrado seu lugar semanalmente, graças ao apoio de voluntários, como do músico marabaense Luiz Hamilton. Cantando, ele percorreu corredores e unidades de internação, entoando canções com mensagens de solidariedade, esperança, amor e fé.
Leia mais:“Ver o impacto que a música pode ter nos pacientes é algo realmente gratificante. Muitas vezes, testemunho como uma melodia e letra reconfortantes podem aliviar a dor, trazer esperança e reacender a chama da fé em seus corações. É uma troca incrível de energias. Eu dou o meu melhor para oferecer um pouco de conforto, e eles me presenteiam com sorrisos e expressões de gratidão”, ressaltou.
Humanização – O Hospital Regional do Sudeste do Pará realiza regularmente ações e projetos de humanização para seus pacientes, visando não apenas ao tratamento, mas à promoção do bem-estar. As iniciativas englobam atividades recreativas e terapêuticas, como oficinas de artes e música, e programas de suporte emocional e acompanhamento psicológico para usuários e familiares.
A analista de Humanização da unidade, Daiane Uszynski, ressaltou que “as ações têm o poder de estimular sentimentos positivos, aliviar o estresse e a ansiedade, além de fortalecer os vínculos entre os pacientes e suas famílias, transcendendo as barreiras do corpo e alcançando a alma”.
Compromisso – “O Projeto Acordes do Bem exemplifica o nosso compromisso em fornecer uma assistência integral e humanizada à população paraense, proporcionando um ambiente terapêutico e acolhedor para todos que buscam cuidados de saúde em nossas unidades”, reforçou o secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho.
O diretor Executivo do Hospital, Benjamin Ferreira, enfatizou que a humanização no cuidado com a saúde é fundamental para promover a recuperação física e emocional dos pacientes. “Acreditamos que ao adotar uma abordagem humanizada somos capazes de estabelecer conexões mais profundas com nossos pacientes, compreendendo suas necessidades, criando um ambiente acolhedor, respeitoso e empático na unidade, que ajuda a fortalecer a adesão ao tratamento”, disse o gestor.
O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, e desde o último dia 15 de abril é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
(Fonte: Agência Pará)