• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Hospital de Campanha de Parauapebas começa a atender nesta terça

por Redação
19/05/2020
em Cidades
Hospital de Campanha de Parauapebas começa a atender nesta terça

Foto: Divulgação

20
Visualizações

Com 572 casos confirmados de covid-19, Parauapebas inaugura nesta terça-feira (19) o Hospital de Campanha (HC) levantado por meio de parceria entre a Prefeitura Municipal e a Vale para atender exclusivamente pacientes com sintomas da doença.

“É um reforço importantíssimo nessa guerra contra a pandemia do coronavírus. O cronograma de funcionamento estava previsto para o final do mês, mas nós conseguimos acelerar as obras. Com capacidade para 100 leitos, o hospital já pode receber, logo neste primeiro dia, até 32 pacientes de baixa e média complexidade”, afirma o prefeito Darci Lermen.

O diretor do Corredor Norte da Vale, Antonio Padovezi, destaca a importância do hospital: “Parauapebas recebe um importante reforço no combate à covid-19. Com essa entrega, a Vale reforça a parceria e o compromisso com o município e com a região”.

O HC de Parauapebas inicia com 27 leitos de enfermaria e cinco leitos de estabilização, que é para onde são levados os casos que se agravam, mas não precisam de UTI. Nos próximos dias, conforme a necessidade de internação, o número de leitos vai aumentando até completar as 100 vagas.

“Esses leitos vão desafogar tanto a UPA quanto o Hospital Municipal e melhorar o atendimento a quem precisa de internação. Serão 150 profissionais de saúde trabalhando no Hospital de Campanha, cujos custos de implantação foram divididos entre a prefeitura e a Vale”, detalha Darci.

O HC é um hospital de retaguarda e não um local de pronto atendimento, portanto, quem estiver se sentindo mal deve procurar a UPA, o Pronto-Socorro Municipal ou uma das 32 Unidades Básicas de Saúde. São os profissionais de saúde que irão avaliar cada caso e a necessidade de encaminhamento para a unidade hospitalar.

Os pacientes que apresentarem caso grave serão encaminhados para uma UTI do Hospital Municipal, que conta, atualmente, com 15 leitos. Até esta terça serão 21. O hospital também tem outros 40 leitos, metade deles equipada com respiradores, podendo assim funcionar como unidades semi-intensivas.

“Com todos esses investimentos, a rede pública de Parauapebas fica fortalecida para a demanda crescente de vítimas da pandemia, e o mais importante: ganha mais eficiência no atendimento à população, permitindo que nossas equipes de saúde salvem cada vez mais vidas”, destaca Darci.

Albert Einstein e Instituto Acqua

Para operacionalizar toda a estrutura do Hospital de Campanha e manter o centro médico em pleno funcionamento, a Prefeitura de Parauapebas conta com importantes aliados, como a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e o Instituto Acqua.

O Einstein, que traz a experiência e prática de outras localidades, apoiará o município na definição da estratégia organizacional para a otimização dos serviços ofertados nos estabelecimentos de saúde, incluindo o HC, e seu funcionamento dentro de uma rede em contínuo serviço à população. O Instituto Acqua será responsável pela gestão do hospital sob a coordenação da prefeitura.

Parceria com a Vale

A construção do hospital é uma ação que se soma a outras iniciativas da Vale em apoio ao município no combate à pandemia, como o suporte para implantação do Disque Covid, apoio de barreiras sanitárias nos acessos da cidade, higienização de espaços públicos e a doação de equipamentos de proteção individual ao Hospital Geral de Parauapebas.

A empresa apoiou também a reforma e ampliação de uma nova ala do Hospital Municipal de Parauapebas (HMP), para atendimento exclusivo aos casos da covid-19. (Ascom/PMP)

Comentários
Tags: CoronavírusCovid-19ParáParauapebasSaúde
Matéria anterior

Filha de paciente é presa ao tentar impedir transferência do pai para base de atendimento de covid-19

Próxima matéria

Diretora do Detran explica funcionamento do serviço

RelacionadaMatérias

Conheça o sistema de correção do Enem
Cidades

Conheça o sistema de correção do Enem

18/01/2021
23
Caixa assume gestão dos recursos e pagamentos do Dpvat
Cidades

Caixa assume gestão dos recursos e pagamentos do Dpvat

18/01/2021
18
Governo Federal inicia a distribuição da vacina
Cidades

Governo Federal inicia a distribuição da vacina

18/01/2021
41
Próxima matéria
Diretora do Detran explica  funcionamento do serviço

Diretora do Detran explica funcionamento do serviço

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019