Correio de Carajás

Hong Kong vai sacrificar mais de 2 mil roedores após hamsters pegarem Covid

Pet shop é fechado em Hong Kong após hamsters testarem positivo para a Covid-19 em foto de 18 de janeiro de 2022 — Foto: AP Photo/Kin Cheung

Funcionário de um pet shop foi diagnosticado com a doença; não há evidências de que o vírus possa ser transmitido dos animais de estimação para seus donos.

As autoridades de Hong Kong disseram na terça-feira (18) que vão sacrificar mais de 2 mil pequenos roedores, incluindo hamsters, depois que vários deles testaram positivo para a Covid-19 dentro de um pet shop após um funcionário ter sido diagnosticado com a doença.

A cidade também vai interromper a venda de hamsters e a importação de pequenos animais, segundo funcionários do Departamento de Agricultura, Pesca e Conservação. A medida veio depois da confirmação de que os animais e funcionário estavam com a variante delta do coronavírus.
Vários hamsters importados da Holanda na mesma loja também testaram positivo para a doença.

“Se você tem um hamster, deve mantê-lo dentro de casa, não o leve para fora”, disse o diretor do Departamento de Agricultura, Leung Siu-fai, em entrevista coletiva.

Leia mais:

“Todos os donos de animais de estimação devem manter uma boa higiene pessoal e, depois de entrar em contato com animais, lavar as mãos”, reforçou Leung. “Não beijem seus animais de estimação.”

Pet shop de Hong Kong em foto de 18 de janeiro de 2022 — Foto: AP Photo/Kin Cheung

Embora as autoridades reconheçam que “não há evidências” de que os pets transmitam o coronavírus para humanos, como medida de precaução, os clientes que compraram hamsters na loja afetada após o dia 7 de janeiro serão rastreados e estarão sujeitos a uma quarentena obrigatória.

Eles também deverão entregar seus hamsters às autoridades para serem sacrificados.

As autoridades disseram que todas as lojas de animais que vendam hamsters em Hong Kong devem encerrar as operações, e que cerca de 2 mil pequenos animais, incluindo hamsters e chinchilas, serão abatidos de maneira humana.

Homem passa em frente a pet shop fechado em Hong Kong em 18 de janeiro de 2022 — Foto: AP Photo/Kin Cheung

Os clientes que compraram hamsters em Hong Kong, a partir de 22 de dezembro, também estarão sujeitos a testes obrigatórios e são aconselhados a não entrar em contato com outras pessoas até que seus testes sejam negativos. Se seus hamsters derem positivo, eles estarão sujeitos à quarentena.

Por enquanto, as autoridades disseram que não descartam a transmissão entre humanos e animais.

(Fonte:G1)

Comentários

Mais

Escola de Parauapebas é denunciada por maus-tratos

Escola de Parauapebas é denunciada por maus-tratos

A Escola Educar, localizada no Bairro Cidade Jardim, está sendo alvo de denúncias por maus-tratos. De acordo com responsáveis, várias…
Adutora rompe e moradores do Cidade Nova ficam sem água da Cosanpa

Adutora rompe e moradores do Cidade Nova ficam sem água da Cosanpa

Na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, técnicos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realizam reparo na tubulação localizada…
País tem 1ª alta de mortes por Covid mensal em 5 meses

País tem 1ª alta de mortes por Covid mensal em 5 meses

O Brasil registrou, em junho de 2022, 4.739 mortes pela Covid-19, em uma alta de 49,2% em relação a maio. É…
Quem é o jovem que diz ser capaz de limpar 80% do lixo do oceano

Quem é o jovem que diz ser capaz de limpar 80% do lixo do oceano

O holandês Boyan Slat tinha 16 anos quando, em uma viagem para fazer mergulho submarino na Grécia, encontrou mais sacolas…
Homem se atrapalha e deixa anel de R$ 6 mil cair no lago durante pedido de casamento

Homem se atrapalha e deixa anel de R$ 6 mil cair no lago durante pedido de casamento

Pedidos de casamento são únicos e inesquecíveis para os noivos, mas um em particular vai ficar marcado por outro motivo.…
Geladeiras devem exibir hoje nova etiqueta de eficiência energética

Geladeiras devem exibir hoje nova etiqueta de eficiência energética

A partir de hoje (1º), todos os refrigeradores que chegarem ao comércio brasileiro, fabricados nacionalmente ou importados, devem exibir a nova Etiqueta…