Correio de Carajás

Homenagens tomam redes sociais após confirmação da morte de Arlen Braga

Comunidade de Marabá chora a perda do Dr. Arlen Martins Braga, encontrado sem vida após desaparecimento no Rio Tocantins.

Por: Luciana Araújo
✏️ Atualizado em 19/02/2026 10h39

O desaparecimento do médico Arlen Martins Braga não mobilizou apenas forças de segurança no feriado de Carnaval em Marabá, mas também parte da população que, acreditando no milagre de encontrá-lo com vida, ficou em terra firme enviando orações ao céu e às águas do Tocantins.

Arlen desapareceu na noite de terça-feira (17), após entrar no rio para tentar resgatar uma lancha que se soltou com a chuva. Na manhã desta quinta-feira (19), dois dias depois, seu corpo foi encontrado pelo irmão, abaixo do município de Itupiranga.

A confirmação da morte do médico comoveu centenas de marabaenses que, consternados com a dor da família, derramaram sentimentos na publicação do Correio de Carajás no Instagram.

Leia mais:

A médica Thayná Almeida relata de forma emocionada a generosidade de Arlen quando ela era recém-chegada a Marabá: “Dr. Arlen foi o meu primeiro contato direto no Hospital Municipal de Marabá quando eu ainda não conhecia ninguém; bati na porta dele e ele me acolheu. Foi a pessoa que abriu todas as portas para mim aqui nesta querida cidade. Sou eternamente grata a você, meu amigo. Te amo eternamente. Obrigada por tudo que você fez por mim. Um ser humano admirável por toda a sua história de luta, sua perseverança e sua garra. Te amo”.

Já a psicóloga Marlucia Rodrigues afirma que seu coração está em pedaços: “À família do Arlen, o meu abraço nesta hora de dor; que o Senhor console a todos vocês. Vá em paz, meu amigo; orei muito para te achar vivo em algum lugar”.

Entre os mais de 300 comentários contabilizados até as 9h30 estão aqueles que pedem a Deus o conforto da família de Arlen. Pessoas como Allem Lisboa, Renata Lorentino, Nara Mirian e Edilene Fernandes.

Amigos também aproveitaram a publicação do Correio, que passa das duas mil curtidas, para prestar uma última homenagem ao médico.

“Que tristeza, meu amigo. Que Deus te receba em seus braços. Tive oportunidade de trabalhar com você quando você começou no Hospital Municipal, e minha irmã, quando você trabalhava no Samu. Nossos corações estão muito tristes pela sua morte tão precoce. Mas Deus sabe de todas as coisas. Vamos guardar seu sorriso com todo carinho da pessoa especial que você foi, e representou muito bem a saúde em Marabá. Muito obrigada, Arlen. Saudades eternas”, escreve Edna Silva.

Patrick de Castro diz: “Descanse em paz, meu amigo! Foi um prazer ter tirado alguns plantões com você nesses hospitais da vida!!!”.

“Que tristeza esse desfecho para um cara que amava a vida, sempre buscou melhorar de vida. Meus sentimentos à família; essa dor é cruel”, lamenta Rogério Rosa.

RESGATE DO CORPO

O corpo do médico Arlen Martins Braga, encontrado na manhã desta quinta-feira (19), no Rio Tocantins, abaixo da cidade de Itupiranga, foi trazido de helicóptero até Marabá. A operação foi realizada pelo Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), que fez o transporte da área onde o corpo foi localizado até o Aeroporto João Corrêa da Rocha, em Marabá.

Do aeroporto, o corpo seguiu sob responsabilidade das autoridades competentes até o Instituto Médico Legal (IML), onde está sendo submetido aos procedimentos periciais obrigatórios. Após a conclusão dos exames, o corpo será liberado à família para a realização do velório e do sepultamento, cujas informações deverão ser divulgadas nas próximas horas.

O desaparecimento

O incidente que levou ao desaparecimento de Arlen Braga ocorreu por volta das 19 horas de terça-feira (17). O médico estava na companhia de amigos em uma lancha e, devido a uma ventania intensa acompanhada de chuva forte que atingiu a cidade, decidiram ancorar no flutuante de um outro amigo, na região da Praia do Tucunaré. A lancha foi amarrada à estrutura maior, e os ocupantes desembarcaram.

Em determinado momento, a embarcação se soltou. O jovem enfermeiro José Henrique, que acompanhava o grupo, pulou na água na tentativa de recuperá-la. Arlen, ao lembrar que o enfermeiro não sabia conduzir a lancha, também entrou no rio para auxiliá-lo no retorno. José Henrique conseguiu subir na embarcação, mas Arlen submergiu nas águas escuras do Tocantins e não foi mais visto.

Quem é Arlen Braga

Arlen Braga é uma figura conhecida e respeitada em Marabá. Nascido na cidade, construiu uma sólida carreira na área da saúde. Trabalhou na mineradora Vale e na Prefeitura de Marabá, onde se destacou à frente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Após cursar medicina na Bolívia, retornou à sua cidade natal, atuando como médico regulador no 11º Centro Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e como plantonista no Hospital Materno Infantil.

Além de sua dedicação à medicina, Arlen é um empreendedor de sucesso, gerenciando uma franquia da choperia Chopptime no Partage Shopping Marabá. Sua trajetória profissional e seu carisma o tornaram uma pessoa querida nos meios social e profissional da cidade, o que explica a grande comoção e mobilização em torno de sua morte.