📅 Publicado em 07/01/2026 07h43✏️ Atualizado em 07/01/2026 15h21
Um homem foi detido na tarde da última segunda-feira (5), no município de São Domingos do Araguaia, sob a acusação de racismo, injúria racial e resistência à abordagem.
De acordo com as autoridades, uma equipe do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) realizava uma fiscalização de rotina quando abordou uma motocicleta com diversas irregularidades, incluindo a falta de acessórios obrigatórios previstos pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Durante a ação, o condutor desobedeceu à ordem de parada e resistiu à abordagem. Após ser contido pelos agentes, o homem, visivelmente exaltado, adotou um comportamento agressivo e tentou agredir um dos servidores com um capacete. Além disso, proferiu ofensas racistas e palavras de baixo calão, como “cara de macaco” e “negão”, entre outras agressões verbais.
Leia mais:Diante da situação, a equipe do DMTU solicitou o apoio da Polícia Militar, que compareceu ao local e auxiliou na contenção do suspeito. Foi necessário o uso de algemas para conduzi-lo à Delegacia de Polícia Civil de São Domingos do Araguaia, onde foi autuado e permanece à disposição da Justiça.
O suspeito deverá responder pelos crimes de racismo, injúria racial e resistência. A motocicleta foi apreendida devido às irregularidades constatadas durante a fiscalização. A reportagem não teve acesso a ele para ouvir a sua versão para os fatos.
