Na manhã desta sexta-feira (18), populares pegaram “na unha” um acusado de assaltar três mulheres na Folha 11 (Nova Marabá). Ele foi identificado como Lucas Almeida Santos, de 26 anos, que estava usando a moto do cunhado para fazer o famoso “corre”. Ele assaltou primeiro uma mulher e partiu para mais roubos, mas, depois de cometer o segundo assalto, colidiu com outra moto na fuga e acabou preso.
De acordo com relato dos policiais militares envolvidos na prisão de Lucas, a guarnição estava em rondas pela Folha 13, quando chegou a informação de que um homem em uma Biz preta havia assaltado duas mulheres, batido em um mototaxista e foi capturado pela própria população. Quando os militares seguiram até o local indicado constataram a veracidade da informação.
Os policiais militares deram voz de prisão a Lucas Santos e o levaram para a delegacia junto com as vítimas do roubo e também o mototaxista que teve sua ferramenta de trabalho detonada na colisão com o assaltante. Mas antes de formalizar a apresentação na 21ª Seccional Urbana de Polícia Civil, os militares levaram o acusado para o Hospital Municipal de Marabá (HMM), pois ele estava todo latanhado.
Leia mais:A reportagem do Correio de Carajás conversou com o mototaxista, que pediu para não ser identificado. Ele contou que estava trabalhando na Folha 11 e, assim que apanhou uma passageira e iniciou a corrida, foi surpreendido pela moto pilotada por Lucas na contramão e não teve como evitar a batida.
O trabalhador disse que o dono do veículo usado pelo assaltante – que é cunhado do acusado – teria entrado em contato com ele e estava indo até a delegacia para resolver a situação do prejuízo financeiro causado por Lucas, já que a moto do mototaxista ficou bastante avariada.
O Correio conversou também com duas das vítimas assaltadas. Elas relataram que estava caminhando nas proximidades de uma academia de ginástica, quando foram surpreendidas pelo motoqueiro que anunciou o assalto e ordenou que elas entregassem os celulares. Ele não mostrou arma nenhuma, apenas as intimidou. “Fiquei muito nervosa”, relatou uma das vítimas, ao agradecer à polícia e aos populares por ter conseguido recuperar o celular.
Primeira vez
Na porta da delegacia, quando era levado para o HMM, o acusado conversou rapidamente com a reportagem do Correio. Lucas negou ser assaltante, alegando que esta foi sua primeira e última tentativa de roubo. “Isso não acontece diariamente na minha vida, não”, garantiu o suspeito.
Perguntado sobre quais motivos o levaram a pegar a moto de seu cunhado para fazer assaltos, um ato que poderia até causar problemas ao parente dele, que nada teve a ver com os crimes, Lucas respondeu de forma bem objetiva: “Foi falta de dinheiro mesmo”.
Depois de autuado em flagrante por roubo majorado, Lucas foi encaminhado à Central de Triagem Masculina de Marabá (CTMM) e ficará à disposição do Poder Judiciário, que deve definir neste sábado (19), com ou sem audiência de custódia, se o flagrante será mantido ou se ele conseguirá responder ao crime em liberdade. (Chagas Filho com informações de Josseli Carvalho)