📅 Publicado em 09/08/2025 14h24
Na manhã desta sexta-feira (8), a Polícia Civil do Pará, por meio da Superintendência Regional do Sudeste do Estado, prendeu Higlander Santos da Silva, de 30 anos, em cumprimento a mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal de Araguaína, no Tocantins.
O suspeito é investigado por sequestrar, torturar e extorquir um advogado na cidade de Araguaína, crimes que resultaram na emissão do mandado de prisão expedido pelo juiz Herisberto e Silva Furtado Caldas. As acusações incluem roubo (art. 157), extorsão mediante sequestro (art. 159) e crime de tortura (art. 1º, §1º, da Lei 9.455/1997).
A operação ocorreu por volta das 9h20, na rodovia BR-153, no trecho que corta o município de São Domingos do Araguaia, após monitoramento realizado pela equipe da Delegacia de Polícia Civil de São Geraldo do Araguaia, que atuou a pedido da Delegacia de Furtos e Roubos de Araguaína.
Leia mais:Segundo a Polícia Civil, Higlander foi localizado durante perseguição policial e abordado na BR-153. Por questões de segurança, foi necessário o uso de algemas.
A ação foi coordenada pelo delegado Edésio Ribeiro e contou com a participação dos investigadores Maurício, Felipe, Jeferson e Irlandro. A operação teve apoio da Polícia Militar, sob comando do coronel Montenegro, com atuação da guarnição de São Domingos do Araguaia, composta pela sargento M. Santos e pelos cabos Brucy, Gilclevan e W. Santos.
Após a prisão, o acusado foi apresentado inicialmente na Delegacia de Polícia de São Domingos do Araguaia e, em seguida, conduzido à Delegacia de São Geraldo do Araguaia, onde permanece à disposição da Justiça.