Correio de Carajás

HMM recebe oito respiradores da iniciativa privada e agora soma 22

: Doação foi realizada na manhã desta quarta-feira por uma mineradora com atuação na região / Fotos: Evangelista Rocha
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Na manhã desta quarta-feira (10), o Hospital Municipal de Marabá (HMM) recebeu uma nova doação da iniciativa privada, com oito respiradores com toda a estrutura para atender os pacientes com covid-19. Atualmente, a casa de saúde conta com 16 ventiladores. Com esta doação, totalizarão 24, mas dois deles estavam cedidos e serão devolvidos para o Hospital Materno Infantil (HMI).

O diretor do HMM, Luís Sérgio Matos, avalia o momento com grande satisfação positiva, pois prevê a garantia de que mais vidas serão salvas. Os leitos do HMM ainda não estão 100% ocupados na ala covid-19, porém, a gestão segue vigilante para garantir que não haja lotações.

Estrutura conta com leito

A Tenda Covid do HMM atendia uma média de 250 pessoas no início da pandemia, entre abril e maio de 2020 e, atualmente, segundo Luís Sérgio, recebe entre 120 a 150 pessoas. Após passarem por uma triagem e atendendo aos critérios, os pacientes realizam os testes e, caso positivados, recebem a receita para retirar medicamentos. “Os testes resultam com mais precisão entre o 10º e 12º dia de sintomas. Quem não estiver neste período é reagendado para ter mais garantia no resultado”, explica.

Leia mais:
O HMM possui uma mini-indústria para produção de oxigênio

O gerente de relacionamento institucional da Vale, Luís Veloso, acrescentou que os respiradores serão entregues também nos municípios de Ourilândia do Norte (6) e em Parauapebas (10).

O comércio também esteve presente, representado pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), João Tatagiba, que destacou o empenho da categoria em manter as medidas de segurança e higienização nos estabelecimentos. “Nos reunimos esporadicamente com os comerciantes para alertá-los sobre as medidas de segurança e, também, sempre passando os dados de casos, óbitos, recuperados e ocupação de leitos”, acrescentou.

Ourilândia do Norte e Parauapebas também receberão os equipamentos

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta terça-feira (9), em Marabá, havia 14.236 casos confirmados de covid-19, 272 óbitos, 13.758 pacientes recuperados e 2.755 cidadãos imunizados. Os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) específicos para casos de covid-19 estão 75% ocupados e os de enfermaria com 38%. (Zeus Bandeira e Ana Mangas)

Comentários

Mais

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

Venezuelanos acampados em praça recebem ‘ultimato’

A administração pública de Parauapebas trabalha para resolver a situação dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que estão acampados há…
Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Tião Miranda pede que Bolsonaro ajude a duplicar 3 rodovias em Marabá

Logo após a execução do Hino Nacional, no Parque de Exposições, nesta sexta-feira, dia 18, o prefeito de Marabá, Tião…
Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

O Brasil estabeleceu um novo recorde nesta quinta-feira (17) ao aplicar 2.561.553 doses de vacinas contra a covid-19 em 24…
Vereador de Marabá entrega título de Honra ao Mérito ao presidente Bolsonaro

Vereador de Marabá entrega título de Honra ao Mérito ao presidente Bolsonaro

Antes de iniciar seu discurso, o presidente Jair Bolsonaro convidou para o palco o vereador Fernando Henrique, de Marabá, e…
Em Marabá, Bolsonaro exalta “propriedade sagrada” e critica o MST

Em Marabá, Bolsonaro exalta “propriedade sagrada” e critica o MST

Festejado por apoiadores em Marabá, que estiveram aos milhares acompanhando seus passos desde o desembarque no aeroporto local, o presidente…
Parauapebas começa a vacinar pessoas sem comorbidades a partir de 50 anos

Parauapebas começa a vacinar pessoas sem comorbidades a partir de 50 anos

Neste sábado (19) todas as unidades de saúde das zonas urbana e rural de Parauapebas abrem das 9 às 17…