Na abertura da Sessão Solene em homenagem aos 106 anos de Marabá, realizada na manhã desta quarta-feira, 10, a Câmara Municipal apresentou uma nova versão do Hino Oficial de Marabá, com uma roupagem mais moderna e ainda um videoclipe gravado com os músicos do Jazz N’ Bossa no Bairro Cabelo Seco, embrião do município de Marabá.
O presidente da Câmara, Pedro Corrêa Lima, explicou que percebeu a necessidade de oferecer à comunidade o Hino de Marabá em uma versão que pudesse ser mais apreciada, em um estilo mais moderno e fácil de cantar. “Incumbi o Departamento de Comunicação da Casa para apresentar propostas de uma equipe que pudesse dar esse suporte. O resultado nos surpreendeu e gostamos muito”, disse ele.
Antes de o Hino ser apresentado, o diretor geral da produção, Breno Santos Pompeu, explicou aos presentes que um grupo de músicos da cidade se reuniu para analisar as versões existentes do Hino de Marabá e todos chegaram à conclusão de que ele estava em um tom muito alto para ser cantado. Por isso, baixaram um tom e meio, e Paulo Chaves escreveu arranjos e deu ao Hino um toque de jazz, diminuindo de 110 para 92 o número de bits. “Isso deixou a música um pouco mais lenta, mas uma estratégia importante para facilitar o canto, uma vez que o hino de nossa cidade tem muitas palavras nas frases melódicas. Avaliamos que a maioria das pessoas não conhecia as estrofes, porque eram muito rápidas e cavalada umas sobre as outras”, explicou aos presentes.
Leia mais:Por outro lado, Breno ressalvou que não houve nenhuma mudança na letra do hino, escrita por Pedro Vale, com música de Moisés da Providência Araújo em 1963. “Deixamos o foco mais na letra, sem muitos instrumentos”, justificou.
Revelou que o arranjo incluiu dez músicos e o arranjo dos instrumentos tem a assinatura do maestro Paulo Chaves, enquanto os vocais ficaram a cargo de Milena Figueira, que também foi a intérprete do hino na nova versão.
O clipe com os instrumentistas foi gravado no Bairro Cabelo Seco, a menos de 40 metros da confluência dos rios Tocantins e Itacaiunas. “O cenário envolve um tradicional varal de roupas no fundo e os moradores do bairro acompanharam o processo de gravação e foram envolvidos também no videoclipe”, disse.
O vídeo já está disponível nas páginas do Facebook da Câmara Municipal, Portal Correio de Carajás e Prefeitura de Marabá. Ele será enviado para a SEMED (Secretaria Municipal de Educação), que difundirá entre os diretores e professores das mais de 200 escolas municipais.
A Produção é da Eleve Comunicação, gravação da música por Groove Mark Produções; músicos: Milena Figueira, Paulo Chaves, Luiz Farias, Claudean Pereira, Erivaldo Alves, Wilker Melo, Junior Moraes e Elias Gonçalves; as filmagens foram feitas por Jordão Nunes, Vinícius Lira, Rafael Souza e Breno Pompeu. Este último também conduziu a edição do vídeo.