O idoso Antonio Polva da Silva, de 72 anos, procurou o Ministério Público em Parauapebas para denunciar estarem sendo negadas informações sobre o estado de saúde do filho, que tem 40 anos e está internado no Hospital Geral desde o dia 5 deste mês, aguardando uma cirurgia no fêmur após sofrer uma queda.
Quando Antonio fez a denúncia, o filho já estava internado há oito dias aguardando leito para realização da cirurgia. O pai havia solicitado ao hospital acesso ao laudo médico e ao Sistema de Regulação, mas não foi atendido e ouviu da direção que esta o considerava incapaz por ele ter 72 anos.
Antonio garante que goza de plena saúde e é responsável por tomar conta de si. Além disso, acrescentou que o filho internado é solteiro e perdeu a mãe em 2020. Desde então, pai e filho passaram a cuidar um do outro, sendo sozinhos em Parauapebas.
Leia mais:A partir disso, no dia 13 deste mês, o promotor Mauro Messias, titular do 4º Cargo de Parauapebas, oficiou a Secretaria Municipal de Saúde solicitando informações escritas e detalhadas, no prazo de 24 horas, acerca da denúncia, bem como o envio de laudo médico e dos demais documentos em favor do paciente.
Nesta segunda-feira (16), a Secretaria respondeu ao promotor encaminhando espelho do Sistema de Regulação com laudo técnico médico do paciente. Em relação à denúncia de terem sido negadas as informações ao pai do paciente, contudo, a pasta alegou que o Setor Técnico do HGP foi consultado, mas ainda não havia apresentado manifestação. Foi solicitado aumento do prazo para envio da resposta.
(Luciana Marschall)