A Fundação Hemopa promoveu, nesta quarta-feira (26), mais uma ação da campanha “Doe Sangue e Faça a Festa da Vida”, com a participação de estudantes dos cursos de Enfermagem e Radiologia da Faculdade Unip e da rede de ensino Grau Técnico. O Exército Brasileiro, por meio do 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), também marcou presença com voluntários.
A campanha iniciada no dia 22 de fevereiro (sábado) prossegue até o dia 28 (sexta-feira), com o objetivo de fortalecer os estoques de sangue, garantindo o abastecimento das unidades hospitalares no período do Carnaval, quando a demanda transfusional tende a aumentar.
A assistente social da Fundação Hemopa, Juciara Farias, destacou a importância da iniciativa e reforçou a programação para os próximos dias. “A parceria com instituições como a Unip, Grau Técnico e o Exército tem sido fundamental para atrair novos doadores e garantir que os estoques de sangue se mantenham em níveis adequados. A campanha segue até sexta, com as coletas nos shoppings Metrópole e Castanhal. Neste dia 26 teremos pontos de doação no Corpo de Bombeiros, Escola Invertec e Igreja Mundial. Já no dia 27 (quinta-feira), a ação será realizada na Universidade da Amazônia (Unama), em Ananindeua, e na Escola Técnica Augusto Montenegro. Também estamos com atividades em outros municípios, como Castanhal, Tucuruí, Altamira, Redenção, Abaetetuba e Capanema”, informou.
Leia mais:Ato essencial – Entre os doadores voluntários, o estudante Lucas do Nascimento, da Unip, ressaltou a relevância da campanha. Segundo ele, “a doação de sangue é um ato essencial, principalmente neste período de Carnaval, quando há queda no número de doadores. Já faço doações há cinco anos, tanto para amigos e familiares, quanto regularmente, a cada três meses. É um gesto simples, mas que pode salvar vidas”.
O cabo do Exército, Fábio da Silva, destacou o compromisso das Forças Armadas com a iniciativa. “A mobilização dos militares para a doação de sangue é um ato voluntário e solidário. Colocamo-nos no lugar de quem precisa, pois sabemos que, um dia, qualquer um de nós ou nossos familiares pode estar nessa situação. Ajudar o próximo é um dever de todos”, declarou.
Serviço: A Fundação Hemopa prossegue com campanhas de doação de sangue em fevereiro. Para doar, é necessário atender aos seguintes critérios:
• Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
• Pesar no mínimo 50 kg;
• Estar bem alimentado e saudável, e
• Apresentar documento oficial de identidade com foto.
(Agência Pará)