Correio de Carajás

Hemopa Marabá comemora mais de 8 mil bolsas de sangue coletadas em 2021

Hemopa bate a meta e comemora 8 mil bolsas de sangue coletadas em 2021

Assim como no restante do país, a pandemia do coronavírus também causou impactos na doação de sangue na Fundação Hemocentro de Marabá. Em 2020, o movimento de doadores caiu drasticamente, fazendo com que o estoque da instituição ficasse abaixo do esperado. Contudo, no ano de 2021, as metas foram alcançadas e 8.079 bolsas de sangue foram coletadas, superando as expectativas.

Com o apoio de instituições públicas e privadas, 33 campanhas ao longo do ano foram realizadas no Hemopa Marabá. “Em 2020 tivemos 7.250 bolsas de sangue. Então, em 2021 conseguimos alcançar a meta graças ao apoio da população, que atendeu ao nosso chamado”, diz Regiane Izaías, diretora do Hemocentro.

Regiane Izaías, diretora do Hemopa, conta que a instituição irá abrir pelo menos dois sábados por mês ao longo de 2022

Além das campanhas, Regiane afirma que alguns municípios vizinhos estão sempre presentes atendendo às solicitações de doações. “A gente atende 37 municípios, mas nós temos uma média de quatro que sempre estão presentes participando de campanhas relevantes”.

Leia mais:

Dentre os doadores, Regiane atenta que o número de homens ainda é superior. Ela acredita que pode ser pelo fator da inaptidão ser um pouco maior, por conta de gestações ou de mulheres estarem no período de amamentação.

As caravanas solidárias e campanhas externas são estratégias utilizadas para que o Hemopa possa captar novos doadores voluntários. De acordo com a diretora, é através desse recurso que é feita a sensibilização da sociedade em prol da doação de sangue.

Em Marabá, a direção do órgão pretende abrir pelo menos dois sábados por mês, para que as pessoas que não podem ir durante a semana sejam contempladas com um dia e horário diferenciados.

Vale ressaltar que mesmo com a pandemia do coronavírus, os hospitais continuam com vítimas de acidentes, pessoas em tratamento de câncer, com anemias crônicas e cirurgias que precisam de doação de sangue. Por isso, é importante que os doadores contribuam o ano inteiro com esse ato de solidariedade.

(Ana Mangas)

Comentários

Mais

Ministério viabiliza reajuste de salário para agentes de saúde

Ministério viabiliza reajuste de salário para agentes de saúde

Mais de 280 mil agentes comunitários em saúde e de combate a endemias profissionais em todo Brasil serão beneficiados com…
Brasil terá Semana Nacional da Adoção no calendário

Brasil terá Semana Nacional da Adoção no calendário

A partir de 2023, o calendário brasileiro terá a Semana Nacional da Adoção. A Lei nº 14.387/22, que institui a medida, está publicada na…
Valor da nova ponte rodoferroviária mais que dobra em apenas três anos

Valor da nova ponte rodoferroviária mais que dobra em apenas três anos

Durante reunião com representantes da Vale nesta quinta-feira, 30 de junho, os membros da Comissão Especial de Desenvolvimento Socioeconômico de…
Escola de Parauapebas é denunciada por maus-tratos

Escola de Parauapebas é denunciada por maus-tratos

A Escola Educar, localizada no Bairro Cidade Jardim, está sendo alvo de denúncias por maus-tratos. De acordo com responsáveis, várias…
Adutora rompe e moradores do Cidade Nova ficam sem água da Cosanpa

Adutora rompe e moradores do Cidade Nova ficam sem água da Cosanpa

Na manhã desta sexta-feira, 1º de julho, técnicos da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) realizam reparo na tubulação localizada…
País tem 1ª alta de mortes por Covid mensal em 5 meses

País tem 1ª alta de mortes por Covid mensal em 5 meses

O Brasil registrou, em junho de 2022, 4.739 mortes pela Covid-19, em uma alta de 49,2% em relação a maio. É…